Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Serra culpa o governo atual por não saber investir

22/8/2009

Meio-ambiente vai permear desenvolvimento, diz ele em Aracaju

"Os problemas urbanos precisam ser tratados de forma integrada no Brasil e com o foco no Meio-Ambiente", disse neste sábado (22) o governador de São Paulo José Serra. Ele encerrou o seminário sobre Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social realizado pelo PSDB em Aracaju. Numa referência à capital do Sergipe, o governador disse que até o ano 2020, as cidades brasileiras vão ganhar uma população equivalente a "19 Aracajus, ou seja, 14 milhões de pessoas vão se somar aos aglomerados existentes no Brasil ".


O governador tucano criticou o modelo de investimentos do setor público no Brasil. Segundo ele, em 2008, 78% das obras realizadas no país tiveram origem em orçamentos de estados e municípios. "O governo não sabe investir", disse ele. Quem aplica dinheiro em obra no país são os estados e os municípios", falou. "Por outro lado, de cada 1 Real arrecadado em impostos, apenas 15 centavos vão para os estados", lamentou.


Diante do crescimento nas grandes cidades, José Serra afirmou que não adianta tentar resolver os problemas urbanos de forma segmentada. "Tudo passa pelo meio-ambiente. A mortalidade infantil, a saúde, os transportes, o lixo, o verde e a fumaça. O PSDB propõe uma abordagem integrada para vencer os desafios populacionais e urbanos que vêm pela frente. E tudo isso sem esquecer de uma variável crucial: crescimento econômico e emprego. Estamos crescendo menos que a média latino-americana", disse ele.

Serra também recriminou a baixa representatividade política das regiões metropolitanas em comparação ao interior dos estados. "Nossas metrópoles estão sub-representadas no Congresso. A região metropolitana de São Paulo, por exemplo, tem 20 milhões de habitantes, praticamente a metade da população do estado. No entanto, ela elege ¼ dos seus parlamentares," disse o governador.

 

Da Agência Tucana apud Universo Político