Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Candidato à presidência do PT enaltece Dirceu

26/8/2009

Folha de São Paulo

Em ato de lançamento de candidatura, o provável futuro presidente do partido, ex-senador José Eduardo Dutra (SE), disse querer estar à altura de José Dirceu, "um dos maiores quadros da esquerda". Dirceu teve o mandato de deputado federal cassado em 2005, acusado de chefiar o esquema do mensalão. O ato, com cerca de 500 pessoas, teve a presença de ministros e governadores do partido.


Panorama Político :: Ilimar Franco - O GLOBO

NO LANÇAMENTO da candidatura de José Eduardo Dutra para a presidência do PT, ontem, houve farta distribuição da revista “Companheiro Delúbio”.


O GLOBO - Ideli Salvatti diz ter orgulho da 'ética petista'

Lançamento de candidatura de Dutra à presidência do PT vira ato de desagravo ao partido e a quem defendeu Sarney

Isabel Braga

BRASÍLIA. O lançamento da candidatura de José Eduardo Dutra à presidência do PT tornouse ontem um grande ato em desagravo ao partido e aos senadores que votaram em defesa do presidente José Sarney (PMDB-AP). A primeira a levantar os militantes foi Ideli Salvatti (PT-SC), que, dirigindo-se aos “envergonhados que saíram do partido”, disse ter orgulho da “ética petista”. Outros discursos se seguiram na mesma linha, de que é uma honra ser petista.

O deputado José Genoino (PT-SP) chegou a chorar quando foi homenageado. O evento terminou com o apoteótico discurso de Dutra, que atacou a oposição e os “profetas do apocalipse” que há anos anunciam a morte do PT: — O PT não vacila na hora dos enfrentamentos. O PT está pronto para fazer alianças de cabeça erguida.

Segundo Dutra, os conservadores sempre tratam o PT com “alegria raivosa”, e PSDB e DEM, depois do escândalo do mensalão, “ficaram felizes por poder dizer que o PT era igual a eles”: — Mas o PT mostrou que não era igual a eles (...). Temos problemas, mas temos a capacidade de apontar a esperança para o povo brasileiro.

Ideli também foi ovacionada.

Segundo ela, quem acompanhou os últimos dias no Senado sabe que para trabalhar ali é preciso “adicional de insalubridade e periculosidade”: — Para os envergonhados que saíram quero dizer que tenho muito orgulho de ser do PT. Nada mais corrupto do que submeter a população à miséria, e o governo Lula, na crise, enfrenta a pobreza. Temos orgulho da ética petista.

O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), não compareceu, mas o senador Eduardo Suplicy (SP) chegou no final. Tentou cumprimentar os que estava na mesa, mas Berzoini não lhe estendeu a mão.

Em dois momentos, os militantes interromperam o discurso de Dutra para gritar a palavras de ordem: ao citar o exministro José Dirceu e Genoino, que, de acordo com Dutra, teve “o corpo torturado na ditadura, e o coração e a mente torturados na democracia”.

Dutra afirmou que a oposição radicaliza porque está sem discurso e que basta comparar o que foi feito nos últimos anos para ver a superioridade dos feitos do governo do PT.


CORREIO BRAZILIENSE

...O quesito aliança também esteve presente, e soou como resposta às críticas que o PT recebe do PSDB: “Aqueles que nos acusam de aliancismo são os mesmos que, no passado, criticavam nosso sectarismo. Os que falam do nosso pragmatismo são os que nos chamavam de irresponsáveis por não votar a favor de projetos neoliberais”, disse o governador de Sergipe, Marcelo Deda...