Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Futsal: Sergipe conquista Brasileiro de Seleções nos pênaltis

30/8/2009

Os nordestinos surpreenderam a Seleção do Paraná
A seleção sergipana de futsal venceu o 26º Campeonato Brasileiro de Seleções. Jogando em casa, os sergipanos surpreenderam e chegaram pela primeira vez à final.

No jogo que valeu o título, um empate deixou a decisão para a cobrança de pênaltis e Sergipe venceu o Paraná.

A partida teve todos os igredientes de uma final e terminou empatada por 3 a 3. Nos pênaltis a torcida presente no Ginásio Augusto Franco, em Aracaju, fez pressão nos adversários paranaenses e a disputa terminou em 3 a 2 para Sergipe.

A seleção sergipana nunca havia chegado nem entre os quatro melhores de Brasilero de Seleções. Já o Paraná, depois dessa derrota, acumula cinco vice-campeonatos na competição nacional.

Seleção do Ceará

O Ceará tem três títulos e dois vice-campeonatos, e, neste ano, foi eliminado na semifinal. O Rio Grande do Sul, oito vezes campeão, não participou desta edição.

Confira todos os campeõs e vices da história do torneio:

2009 - Sergipe - Paraná
2005 - Rio Grande do Sul - Paraná
2003 - Rio Grande do Sul - São Paulo
2001 - Santa Catarina -  Rio Grande do Sul
1999 - São Paulo -  Rio de Janeiro
1997 - Rio Grande do Sul - Santa Catarina
1995 - Rio Grande do Sul - São Paulo 
1993 - Pernambuco - Paraná
1991 - Ceará - São Paulo 
1989 - Rio Grande do Sul - Santa Catarina 
1987 - Santa Catarina -  Pernambuco
1985 - Rio de Janeiro - Ceará
1983 - Minas Gerais - Paraná
1981 - São Paulo -  Rio Grande do Sul
1980 - Rio Grande do Sul - Rio de Janeiro
1979 - Rio Grande do Sul - Rio de Janeiro
1977 - Rio Grande do Sul - Rio de Janeiro
1975 - Rio de Janeiro - São Paulo 
1973 - Ceará - Santa Catarina 
1971 - São Paulo -  Minas Gerais
1969 - Ceará - Rio Grande do Sul
1967 - Ceará - Minas Gerais
1965 - Rio de Janeiro - (Ceará e Minas Gerais) os dois ficaram em segundo
1963 - Rio de Janeiro  - São Paulo 
1961 - Rio de Janeiro  - São Paulo 
1959 - Rio de Janeiro - São Paulo

Portal Verdes Mares


 

Sergipe conquista título inédito no futsal

 

Seleção sergipana bateu o Paraná e ergueu a taça do Campeonato Brasileiro de Seleções, o mais importante título do futsal brasileiro


Sergipe ficou com o título do Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria adulta, ao vencer a seleção do Paraná na final nos pênaltis, pelo placar de 3 a 2, depois de um empate em 3 a 3 no tempo normal e de 0 a 0 na prorrogação. É o primeiro título de Sergipe na história da competição, em confronto ocorrido na manhã deste sábado em Aracaju (SE).

A melhor colocação até então de Sergipe no Campeonato Brasileiro de Seleções havia sido em 1997 quando alcançou o quarto lugar. O Paraná, por sua vez, acabou sendo novamente vice-campeão do torneio, posição que havia conquistado em 2005, na última edição em São Paulo (SP).

Quem chegou com perigo em um primeiro instante foi o Paraná, em finalização de Henrique, que bateu cruzado para fora depois de passe de Dionízio. Mas em seu segundo lance os paranaenses marcaram seu primeiro gol. Bolinha recebeu em diagonal da direita para a esquerda e bateu cruzado para abrir o placar.

Pouco depois, porém, Sergipe chegou ao empate. Em jogada ofensiva pela esquerda, Pernambuco recebeu bom passe em profundidade e bateu forte, no ângulo do goleiro Brigadeiro que não conseguiu a defesa. Na sequência, em outro chute da seleção de Sergipe, Brigadeiro fez grande intervenção.

Os donos da casa não tinham maior tempo de posse de bola, mas se aproveitavam bem dos contra ataques chegando muitas vezes com perigo à meta do goleiro Brigadeiro, que realizava defesas seguras. O Paraná também criava, mas o goleiro Geu era menos exigido que seu colega adversário.

Dentro desse panorama quem acabou marcando mais uma vez foi Sergipe. Em boa jogada pela esquerda de ataque a seleção sergipana chegou ao seu segundo gol. Naldinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Pita marcar o gol da virada para os donos da casa.

A vitória parcial para a seleção de Sergipe parecia seguir para o intervalo de partida, mas no último minuto os paranaenses chegaram a mais um empate. Dionízio recebeu na entrada da área, um pouco pela direita, e bateu forte. A bola desviou na marcação e enganou o goleiro Geu.

O empate seguiu para o segundo tempo quando o Paraná voltou disposto a ter novamente a vantagem no placar. E com muita técnica o time chegou lá. Depois de grande jogada ofensiva pela esquerda a bola chegou até o domínio de Henrique que driblou o goleiro Geu e marcou um bonito gol.

Nos últimos minutos o técnico Ney Pereira arriscou e colocou Fabinho como goleiro-linha. E o resultado foi bom. Depois de um cruzamento pela direita, a bola chegou até Pernambuco que escorou para o fundo das redes, empatando mais uma vez a final e levando a partida para a prorrogação.

Tempo extra e pênaltis

No primeiro tempo da prorrogação as duas equipes não se arriscaram muito. Tanto Sergipe quanto Paraná criaram algumas chances, mas sem exigir defesas mais difíceis dos goleiros adversários.

Na segunda etapa os goleiros foram um pouco mais exigidos, mas o resultado de empate prevaleceu. Na cobrança de pênaltis Sergipe acabou levando a melhor com vitória por 3 a 2, ficando com o título da competição.

PORTAL INFONET

(Foto: Zerosa Filho)