Sistema operacional Snow Leopard traz versão vulnerável do Flash
3/9/2009
Apple inclui edição antiga do programa da Adobe, que tem várias brechas de segurança. Usuários devem atualizar o software, diz Sophos.
Os usuários dos computadores Mac, da Apple, que já migraram para o novo sistema operacional Snow Leopard, lançado no dia 28 de agosto nos Estados Unidos, vão encontrar brechas de segurança que poderiam ter sido facilmente evitadas.
É que a Apple inclui no pacote uma versão antiga do Flash, da Adobe. O software em questão traz várias vulnerabilidades, que só foram corrigidas nas versões seguintes.
Ao fazer o upgrade (atualização) para o Snow Leopard, o usuário faz automaticamente um “downgrade” para a versão 10.0.23.1 do Flash, que traz vários problemas de segurança, segundo Graham Cluley, consultor sênior da Sophos, empresa britânica especializada em soluções para proteção de sistemas.
Isso é um problema considerável, pois os softwares da Adobe têm sido utilizados com frequência por crackers (criminosos da internet) para ganhar o controle de computadores remotamente. O Flash é um aplicativo muito popular, utilizado em milhões de computadores, o que o torna um alvo preferencial.
Para resolver a questão, vale atualizar sua versão do Flash. A Adobe ofere uma ferramenta, a Global Notifications Settings panel, que permite programar a busca por atualizações. E quem quiser saber qual edição do programa possui, pode utilizar a verificação da Adobe, disponível em http://kb2.adobe.com/cps/155/tn_15507.html.