Microsoft derruba decisão judicial que proibiria venda do Word
4/9/2009
SEATTLE - A Microsoft poderá continuar vendendo o Word durante o julgamento da apelação contra uma decisão desfavorável de quebra de patente, decidiu nesta sexta-feira um juiz federal dos EUA. Em agosto, um juiz do Texas julgou que certas versões do software de processamento de texto infringiam patentes da empresa canadense i4i.
O juiz multou a empresa de Redmond em US$ 290 milhões e ordenou que ela cessasse em 60 dias a venda de cópias do Word que utilizam a tecnologia em questão, mas a Microsoft recorreu. O tribunal voltará a ouvir as partes no dia 23 de setembro.
A disputa diz respeito a forma como as versões 2003 e 2007 do Word abrem documentos com as extensões ".XML", ".DOCX" ou ".DOCM". O XML (eXtensible Markup Language) é um protocolo de programação utilizado especialmente na internet que funciona como uma espécie de formato universal dos documentos e dados disponíveis na web.
Segundo a i4i, a Microsoft infringiu uma patente de 1998, que criou um sistema de documentos que elimina a necessidade de inserir os comandos XML manualmente