YouTube negocia com estúdios para oferecer aluguel de filmes online
4/9/2009
LOS ANGELES - O YouTube, serviço de vídeos online do Google, está em negociações com estúdios de Hollywood para oferecer aluguel de filmes, segundo fontes familiarizadas com as negociações. As conversações foram relatados no site do Wall Street Journal. O acerto final dependeria de acordos em relação a preços e prazo em que os lançamentos ficariam disponíveis no site, disseram as fontes, que pediram anonimatom, pois as discussões ainda estão em curso.
O movimento afasta o YouTube do modelo de negócio sustentado por publicidade, mas não quebra o molde seguido por outras empresas que oferecem aluguel online, como iTunes, Amazon.com e Cinemanow.com. Todas oferecem aluguel de filmes entre US$ 1,99 e US$3,99 por um período de 24 horas.
As discussões estão mais avançadas com a Lions Gate, Sony, Warner Bros e Metro-Goldwyn-Mayer. Todas essas já têm acordos de partilha de receita de publicidade com o YouTube. O site se recusou a comentar especificamente sobre as negociações.
"Não fazemos comentários sobre rumores ou especulações, mas esperamos expandir tanto o nosso relacionamento com os grandes estúdios de cinema quanto a seleção e os tipos de vídeos que oferecemos a nossa comunidade", disse o porta-voz Chris Dale.
Se o YouTube se tornar um canal de aluguel para os estúdios de cinema, marcará um retorno ao que o Google fazia antes de comprar o site por US$ 1,76 bilhão há três anos. Além de oferecer gratuitamente clipes curtos, o Google Video vendia o direito de assistir a alguns filmes e programas de TV.
O Google saiu do negócio de aluguel de vídeos online logo depois que comprou o YouTube e despejou mais recursos na construção de um público maior para o serviço totalmente gratuito.
O YouTube ainda não é rentável, embora o Google diga que está perto de fazer dinheiro, graças aos anúncios presentes no site. De acordo com uma pessoa com conhecimento direto dos negócios, o YouTube planeja iniciar um teste do serviço de aluguel online ainda este mês.
Cada estúdio provavelmente terá acordos diferentes, mas a maioria deve receber cerca de 60% da receita de cada locação, com um piso de US$ 2,40, que pode variar dependendo da data de lançamento do título.
A "janela" - ou tempo entre lançamento do DVD nas lojas e sua disponibilidade para aluguel - poderia ser de 30 dias ou mais. No entanto, a Warner Bros tem permitido o aluguel de vídeos-sob-demanda no mesmo dia em que seus DVDs chegam às lojas. O movimento impulsionou as vendas e não prejudicou o aluguel do disco físico, que não gera tanto lucro como os digitais.