Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Academia Sergipana de Medicina celebra centenário de Edelzio Vieira de Melo

9/9/2009

Se perguntarmos a maior parte dos aracajuanos onde fica a avenida Edézio Vieira de Melo, com certeza eles irão saber responder. Mas a história por trás desse nome – que se popularizou por uma forma errada de escrita -, poucos aracajuanos conhecem. Motivada por essa constatação, a Academia Sergipana de Medicina comemora nesta terça, 8, o centenário de nascimento do médico e político Edelzio Vieira de Melo.

A programação começa às 19h com uma missa a ser realizada na igreja Jesus Ressuscitado, seguida de sessão solene da Academia Sergipana de Medicina, comandada pela presidente do órgão, a psicanalista Déborah Pimentel, uma das pessoas que tomaram a iniciativa para o evento.

“A missão da Academia é resgatar a história da medicina em Sergipe, e Edelzio Vieira de Melo também faz parte dessa história. Nossa proposta é de resgate, homenagem e até mostrar para a sociedade a importância de Edelzio na construção da memória sergipana”, revelou Déborah.

Após a sessão, o historiador Luiz Antônio Barreto vai lançar o livro ‘Edelzio Vieira de Melo – Um homem público exemplar’, obra encomendada pela família do médico especialmente para a data.

Edelzio Vieira de Melo nasceu em 1909 no município de Rosário do Catete. Formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia e começou sua atuação na vida pública no município de Capela, onde foi prefeito. Atuou ainda como deputado estadual e foi vice-governador.

Fonte: Cinform


Siga o ClickSergipe no Twitter