Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Tema paralelo - Governo debate uma nova CPMF, mas não toma posição apesar da pressão do ministro

8/9/2009

Ações nessa direção vão continuar e lideranças tucanas serão ouvidas

O ministro da Saúde, José Carlos Temporão, já debateu com parlamentares do PT e PMDB tentando abrir caminho para apresentar o projeto da nova CPMF, a CSS, a secretários de Saúde de estados e municípios. E fez ontem uma exposição sobre a situação da saúde durante reunião entre o presidente Lula e líderes da base aliada no Conselho Político.

A primeira informação após a reunião, do ministro de Relações Institucionais José Múcio, no entanto, é a de que o governo ficará de fora desse debate e deixou claro que apenas uma mobilização de prefeitos e governadores conseguir viabilizar a CSS.

Durante a reunião, o ministro fez uma exposição revelando que os Estados Unidos preveem até o final do ano, a morte de 60 mil pessoas, vítimas da gripe suína, segundo revelou o líder Aloizio Mercadante. Por isso o ministro é favorável à criação de uma nova CPMF, defendendo a necessidade de o governo brasileiro buscar mais investimentos para a prevenção da doença no Brasil. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, também defendeu aprovação da Contribuição Social sobre a Saúde, como forma de aumentar os recursos para o setor.

As dúvidas, no entanto, persistem mas um caminho poderá ser o governo levantar com governadores e prefeitos das principais capitais a real situação da saúde em cada estado, para encontrar uma solução alternativa, que não seja a criação de um novo imposto. Mas o denate vai continuar.


Com a Oposição

Diante de uma possível dificuldade para aprovar o novo imposto, setores do governo admitem dialogar com lideranças da oposição sobre aprovação do projeto. O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana pretende procurar os governadores José Serra e Aécio Neves além do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, para pedir apoio à proposta de criação da Contribuição Social para a Saúde que reeditaria a CPMF. As primeiras tentativas, há meses, não tiveram acolhida no Congresso, por parte da oposição.


Outro caminho

Na realidade o que se pensou na reunião foi uma mobilização nacional, que envolva a prefeitos, governadores e a sociedade em torno da necessidade de aumentar os recursos para a saúde. O governo federal teme entrar na “briga” pela CSS, depois da derrota pela prorrogação da CPMF.


Internet

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou em post no seu blog, que as restrições impostas à cobertura eleitoral na internet, se adotadas, configurariam "censura" e colocariam o país na "idade das trevas". "Isso sim é censura. É medo da internet. Pode significar o começo do fim da liberdade na web. E aí se estará jogando o país na idade das trevas. Ora, só acessa a rede quem quer. Nela, e pelo que ela veicula, a responsabilidade é de quem escreve", opina Dirceu.


Carlos Fehlberg - ABC Político