Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Jackson quer que Petrobras cumpra meta de 30 mil barris/dia em Piranema

15/9/2009

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) cobrou da Petrobras o cumprimento da previsão de produção anunciada para o campo de Piranema. Em discurso realizado na Câmara Federal, Jackson pediu maiores esclarecimentos da empresa sobre a situação do campo petrolífero. “A produção não chega à metade do que foi anunciado, e queremos que a meta inicial seja cumprida. Além disso, há informações de que equipamentos foram desviados para o Pré-sal”, disse Jackson.

O deputado lembrou que vários municípios sergipanos estão sendo prejudicados com a queda da arrecadação. Além de Estância, Itaporanga D’ajuda, Santa Luzia e Indiaroba tiveram redução de até 70% dos repasses. “Em 2007 foi anunciado que em pouco tempo o campo de Piranema teria uma produção de 30 mil barris por dia. Em junho essa produção foi de apenas 3.700 barris, ou seja, apenas 10% do que foi anunciado”, relatou o deputado Jackson.

Citando dados fornecidos pelo prefeito do município de Estância, Ivan Leite (PSDB), Jackson mostrou que a exploração foi iniciada em outubro de 2007 com produção média de 6.500 barris por dia, sendo que em julho de 2008 a plataforma chegou a extrair 11.700 barris. A partir de então foi iniciado um processo de queda na extração, sendo que em dezembro de 2005 os números estavam em 5 mil barris por dia.

Jackson Barreto disse ainda em seu discurso que todos em Sergipe querem saber o que está acontecendo, e se a meta de produzir 30 mil barris será alcançada. “Surgiram boatos de que houve uma mudança de prioridades na Petrobras, o que gerou a diminuição na produção de Piranema. Os sergipanos querem saber se os equipamentos estão sendo direcionados para o Pré-sal ou para locais onde a produção é maior”, questionou JB.

Ele encerrou seu discurso lembrando que juntamente com outros deputados sergipanos, foi recebido pelo presidente da Petrobras, que garantiu a continuidade na produção no campo de Piranema. “Mas a Petrobras divulgou comunicado informando que até o final do mês a produção de 14 mil barris. Ficaram algumas dúvidas na comunidade sergipana, e a empresa precisa ir a público esclarecê-las. Precisa deixar ainda mais claro o seu interesse e o seu planejamento na produção em Piranema, e precisa garantir a previsão de chegar a 30 mil barris/dia”, finalizou o deputado.

 

Da Assessoria do Deputado