Revista Ôxe! traz como principal foco o skate em Sergipe
15/9/2009
Publicação trata de vários temas vistos sob a perspectiva do skate; oito edições já foram publicadas
Desde 2007 os skatistas sergipanos contam com um veículo de apoio e divulgação do esporte no estado. Surgida em Fortaleza no ano de 2004, a revista ‘Ôxe!’ circula em Aracaju ao custo de R$ 1 e entre as várias seções, o skate sempre é o tema principal.
“Muitas vezes a maioria das publicações desse segmento acabam priorizando as imagens, mas nós fazemos um equilíbrio maior com o texto tratando de temas que fazem parte da vida do atleta”, explica a editora da revista, Sabrina Neto.
A jornalista de 22 anos pratica a modalidade há cinco. Ela ressalta outro aspecto importante para a consolidação da revista. “Nós trazemos uma linguagem mais fácil, local, com gírias. O público acaba se identificando muito”, conta.
Nos textos, assuntos como saúde, notícias sobre o esporte em toda a região Nordeste, skatistas amadores de destaque, nomes consagrados no esporte, músicos e artistas locais que tenham alguma aproximação com o skate sempre são pautados. “Assim ela cumpre a função de tornar a modalidade mais conhecida e acaba tendo uma abrangência bacana”, acrescenta Sabrina.
Difusão do esporte
Além de proporcionar um contato mais estreito com o público-alvo, a ‘Oxe!’ acaba por difundir o skate no estado. Sabrina explica que ainda há uma longa caminhada para tornar o esporte mais conhecido. Éla acrescenta que o assunto tomou proporções maiores no Nordeste de uns dois anos pra cá.
O preconceito, inclusive, foi enfraquecido com o surgimento de novas pistas e a própria abertura da mídia ao tema. “Mas é possível fazer um balanço positivo da nossa colaboração para essa nova realidade. O skate está se promovendo muito aqui, inclusive atraindo mais meninas”, diz.
Entretanto, como ocorre com grande parte dos veículos de imprensa segmentados, a revista também esbarra em dificuldades sem, portanto, ser ameaçada diretamente. A periodicidade, por exemplo, esbarra em patrocinadores e anunciantes. “A nossa intenção é dar uma periodicidade bimestral, mas às vezes os prazos apertam”, ressalta Sabrina.
A ‘Oxe!’ incialmente era distribuída de forma gratuita. A tiragem por edição – já foram publicadas oito - chega a dois mil exemplares. A revista pode ser adquirida em skate shops, campeonatos e eventos da área.
Por Diógenes de Souza e Glauco Vinícius
Fonte: Infonet