Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



TST lança hoje sistema que informatizará todos os tribunais do trabalho

11/2/2009

O Plenário do TST (Tribunal Superior do Trabalho) inaugura, nesta terça-feira (10/2), o primeiro módulo do SUAP (Sistema Único de Administração Processual). O objetivo é desenvolver a integração digital e a informatização do processo judicial em toda a Justiça do trabalho. O sistema compreende o TST, o CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), 24 tribunais regionais, além de 1.378 varas do trabalho.

O SUAP pretende realizar a padronização, a unificação e a integração de todo o controle de tramitação das ações trabalhistas, desde a Vara do trabalho, onde é ajuizada a reclamação, até o TST, última instância recursal para a quase totalidade dos processos.

De acordo com informações do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, o lançamento oficial do novo sistema será feito pelo presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito. A solenidade contará com a presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes e de presidentes, magistrados e servidores dos tribunais do trabalho de todo o país.

A ocasião marca o início da informatização do processo judicial em âmbito nacional, uma vez que o sistema permitirá a integração de dados de todos os tribunais e possibilitará a completa eliminação de processos em papel, quando implantado em sua totalidade.

A solenidade terá início às 15h e poderá ser acompanhada ao vivo por meio de videoconferência nos TRTs de todo o país e também pela internet, no site do TST.

Malote eletrônico
Na mesma solenidade que marcará o lançamento do SUAP nacional, os ministros Gilmar Mendes e Rider de Brito assinarão convênio entre o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CSJT para a utilização do Sistema Hermes de envio de correspondência por meio de malote eletrônico.

Além de agilizar a comunicação dos atos processuais e administrativos e contribuir para acabar com o trânsito dos processos em papel, o sistema dará mais segurança à tramitação dos processos, pois evita extravios.

O malote digital é fruto da parceria institucional entre o CNJ e o CSJT para transferência de tecnologia, e resultará em sensível economia de tempo na remessa de documentos entre os diversos órgãos da Justiça do trabalho. Até o dia 30 de abril, o sistema será utilizado, em caráter experimental, entre o TST, o CSJT e as administrações dos TRTs. A partir de 1º de maio, passará a ser o meio oficial de comunicação da Justiça do Trabalho.

Fonte: Última Instância