Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Petista diz que partido tem "direção do amém" e que Silvio Santos será candidato a prefeito

17/9/2009

Protagonismo contra o “amém”      * Tadeu Brito

Com a defi nição de que Iran Barbosa seria o candidato da Esquerda Socialista à presidência do PT de Sergipe, ficou fácil montar uma chapa estadual com representação em mais de 53 cidades, das 75 existentes.

Trabalhamos para lançar mais de 20 chapas e candidaturas municipais e participaremos, após fevereiro de 2010, de mais de 40 direções municipais.

Nossos objetivos para o PT, para o Brasil e para Sergipe são: 1) Fortalecer o Partido dos Trabalhadores como instrumento democrático que realiza debates, faz formação política, toma decisões políticas, combinando a luta social e institucional; 2) Queremos um partido forte, para ter autonomia e colaboração com o Governo Deda, e não ser uma instituição subserviente e omissa frente aos ‘erros’ do nosso Governo, erros também citados por representantes da própria CNB no ato de lançamento das candidaturas de Silvio e Zé Dultra em Sergipe;

3) Construir uma intervenção politizada do partido nas cidades e a nível estadual para que atuem junto aos movimentos sociais, aos sindicatos e demais segmentos organizados;

4) Debater o que queremos do período 2011-2014, ou seja, discutir o programa e a candidatura do PT no Brasil e em Sergipe.

Parte da coordenação estadual e da base do Movimento PT em Sergipe juntou-se a Articulação de Esquerda para o lançamento da candidatura de Iran e da Chapa estadual Esquerda Socialista. Por outro lado, a Articulação de Esquerda apoiará um militante do MPT à presidência do PT de Aracaju e irá compor uma mesma chapa ao diretório da Capital.

Três chapas e candidaturas disputam o PT de Sergipe. Além de nós e do MPT, a CNB possui candidatura e chapa estadual. Silvio Santos, militante antigo do PT e hoje vice-prefeito da Capital, Aracaju, é o candidato à presidência estadual do PT. Compuseram uma chapa estadual onde chama a atenção a majoritária presença de prefeitos/a e vices e parlamentares. E ouve-se muito Silvio ressaltar nas entrevistas que concedeu ate o momento, que o critério da “boa distribuição entre os territórios” vai garantir que essa nova direção partidária não seja “a direção do amém”.

Com certeza Silvio deixou duas coisas bem claras: 1) Se depender da CNB quem tem voto em eleição terá peso nas direções partidárias – nada diferente do que acontece hoje, “territorializar” a direção do PT’ é a renovação do discurso hegemônico, e Silvio reconheceu que 2) a atual direção do PT, onde a sua corrente tem maioria absoluta, é uma direção do “amém”.

Esperemos começar os debates entre as candidaturas e chapas, para ter maior clareza do que pretendem com esse PED. Uma coisa é certa: Silvio Santos na condição de Vice-Prefeito já anunciou sua intenção de ser o candidato do PT à prefeito de Aracaju em 2012. A política da CNB para esse PED já anunciará os termos de como virá esse corrente para as eleições de 2010, 2012 e 2014.

Queremos debater o papel do partido e programa para essas disputas.

* Tadeu Brito é militante do PT Sergipe

Publicado no  Ne Notícias, em 17/09/2009