Médico extraiu um dente de Kay Thorton e colocou nele uma lente de plástico. Depois, inseriu o dente no olho dela .
Conheça uma cirurgia que chamou a atenção dos cientistas, nessa quinta-feira (17), feita pela primeira vez nos Estados Unidos. Uma operação que faz uma combinação improvável.
Kay Thorton lê as letrinhas no consultório do oftalmologista e dá risada. Ela não ri à toa. Kay voltou a enxergar, depois de ter ficado cega por nove anos. Ela foi diagnosticada com um caso grave de Síndrome de Steven e Johnson.
O problema de Kay era apenas na córnea que, no olho, funciona como a lente em uma câmera. Kay já havia tentado vários tratamentos e um transplante, até que um médico de Miami decidiu fazer uma última tentativa. Ele se inspirou em estudos dos anos 60 de médicos italianos.
O médico Victor Perez extraiu um dente de Kay e colocou nele uma lente de plástico. Depois, inseriu o dente no olho de Kay.
O marido estava ao lado dela, depois da cirurgia, quando o médico tirou as ataduras. “Meu Deus, ele está totalmente grisalho", ela se assustou.
Kay disse que agora quer ver os netos na aula de natação. “Antes, eu ia pra aula e eles gritavam: ‘olhe pra gente, vovó’. Agora, eu vou poder responder: ‘eu posso ver vocês’”, comenta.
Giuliana Morrone-Nova York - Bom Dia Brasil
Caderno Saúde no ClickSergipe