Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Presidente inicia hoje nova viagem a Estados nordestinos, inclusive Sergipe, trazendo a tiracolo a ministra que – com o aval do PT – já virou presidenciável para 2010

12/2/2009

Lula está de volta ao Estado em clima de campanha antecipada

Lula abre-alas para Dilma

VISITA PRESIDENCIAL

Cecília Ramos

O presidente Luiz Inácio da Silva inicia, hoje, uma saga pelo Nordeste com sua candidata à sucessão, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a tiracolo. A primeira parada da comitiva presidencial, que inclui oito ministros, está prevista para às 8h, no Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará. Mas é apenas a ponte para chegar até Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, onde o presidente sobrevoa a áerea da Transnordestina e assina ordem de serviço da segunda etapa da ferrovia. Lula só chega ao Recife às 13h50 e a agenda é tão “enxuta” que ele almoçará na base aérea mesmo (Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre), junto a seletos convidados, entre eles o governador Eduardo Campos (PSB).

A agenda de Lula foi detalhada, ontem, em entrevista coletiva no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, onde o petista se hospeda. No almoço de hoje, não estão confirmadas as presenças do prefeito João da Costa e do ex-prefeito João Paulo (ambos do PT). Os dois estão em Brasília. Costa só retorna no final da tarde. O almoço será rápido e restrito à comitiva presidencial, que inclui Dilma e os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), da Pesca, Altemir Gregolin, Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende (PSB-PE), Comunicação, Franklin Martins, Relações Institucionais, José Múcio (PTB-PE), e da Previdência Social, José Pimentel.

Da base aérea Lula segue com parte do grupo para o segundo compromisso – visita às obras da duplicação da BR-101 (trecho Escada-Ribeirão). A maior parte dos deslocamentos será feita de helicóptero. Amanhã, porém, Lula fará um passeio de lancha até a Fazenda Marítima Beijupirá. Apenas fotógrafos e cinegrafistas poderão acompanhar a inusitada visita, que começa no Marco Zero, Bairro do Recife. Lula irá alimentar os peixes criados pela empresa Aqualider, em tanques-redes a 11 quilômetros da costa. (Veja agenda completa na arte ao lado). A assessoria da Presidência informou que não estão previstos discursos do presidente nos locais dos eventos. A expectativa é que ele fale ao público apenas em Salgueiro, pois há platéia. A agenda oficial de Lula, hoje, termina às 17h, quando ele retorna ao Atlante Plaza. Mas, como de costume, está previsto um jantar para ele na casa de Eduardo campos, em Dois Irmãos.

O presidente só deixa o Recife amanhã, às 10h, quando seguirá para Natal. Oficialmente, Dilma Rousseff deixa hoje a comitiva. A assessoria de imprensa da presidenciável informou que ela viajará para o Rio Grande do Sul no final da tarde. Depois voltaria a integrar o périplo presidencial pelo Nordeste, que inclui ainda Sergipe e Rio Grande do Norte. Antes de Lula partir, porém, o prefeito João da Costa tentará aproveitar a ida do presidente ao Marco Zero, amanhã, para propor uma visita à Central do Carnaval, no Terminal Marítimo de Passageiros. “Estamos vendo se essa agenda dele (Beijupirá) pode ser pelo terminal (de onde pegaria a lancha)”, disse Costa, ontem, de Brasília.

O diretório estadual do PT agendou uma audiência com Lula, hoje, às 19h, no Atlante Plaza, para obter dele apoio para a federalização das investigações sobre o assassinato do advogado Manoel Mattos. Segundo vice-presidente do PT em Pernambuco e autor de denúncias sobre a ação de grupos de extermínio em Itambé, Mattos foi executado no último dia 24, em casa de praia na Paraíba. Ao lado da viúva do advogado, Alcione Lima, o presidente estadual do PT, Jorge Perez, e os deputados Teresa Leitão e Fernando Ferro entregarão a Lula um documento narrando os fatos e solicitando o engajamento da Polícia Federal. Atualmente, o caso é investigado pela Polícia Civil de Pernambuco e da Paraíba. “Não queremos que o assassinato dele termine como um caso comum, porém em mais um passo para o combate ao crime organizado”, disse Perez.

FONTE: JORNAL DO COMÉRCIO