Foi comemorado neste domingo, 27, o Dia Nacional de Doação Transplantes e Órgãos. Para celebrar a data o Governo Federal realiza uma campanha de conscientização. De acordo com a Central de Transplantes de Sergipe, desde 2000 já foram realizados no Estado 635 transplantes de córnea, coração, rins e osso. Segundo assistente social da Central de Transplantes de Sergipe Lucineide Fagundes o objetivo da semana nacional de doação de transplantes de órgãos e conscientizar da população da importância de ser um doador.
“Estamos intensificando nosso trabalho realizando palestra em diversos pontos da capital e levando dados de números de pessoas que nasceram de novo após receber um órgão. Com relação à lista de espera que é liderada por pacientes que necessitam de rins e córneas, as mesmas juntas somam 634. Para ser um doador o paciente precisa declarar a família”, destaca Lucineide Fagundes, assistente social.
“As doações acontecem principalmente por morte súbita ou AVC onde os órgãos com boas condições são aproveitados. Estamos colhendo frutos de nossas campanhas realizadas nas ultimas semanas. As doações espontâneas têm nos chamados a atenção. Hoje as famílias estão nos procurando para doar”, completa.
Para maiores informações o paciente de3ve entrar em contato através dos números 0800-2843216 e 79 3259-3491. A central de órgãos fica localizada anexo ao hospital João aves filho.
Fonte: SN1 - Flávio Antunes e Fredson Navarro, de Aracaju
Que assunto você gostaria de ler, ou ver, no Click Sergipe?