Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Carlos Fehlberg :: Ciro Gomes surpreende e transfere domicílio eleitoral para São Paulo

2/10/2009

Estratégia teria o caráter de Plano “B” na base aliada

O deputado federal Ciro Gomes decidiu mesmo transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo. Isso pode abrir caminho até para uma possível candidatura no Estado, embora o presidente do diretório do PSB de São Paulo, deputado Márcio França, garanta que Ciro só mudou de endereço eleitoral...


"Ele me ligou dizendo que desde essa história de mudança de domicílio surgiu, sua candidatura cresceu nacionalmente", explicou França. Para o dirigente do PSB, o interesse eleitoral de Ciro continua inalterado. Segundo ele teria afirmado, várias vezes, sairia candidato a presidente ou a cargo nenhum. Ele também descartou concorrer como vice. A mudança de endereço do título também atende a um pedido do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.


Volta ao PSDB

O senador Flávio Arns voltou ao PSDB. Ele saiu do PT, durante a recente crise do Senado, opondo-se ao arquivamento das acusações contra José Sarney no Conselho de Ética. E aceitou o convite por considerar que a legenda tucana, à qual já pertenceu, "amadureceu". "Nesse momento eu tenho absoluta certeza que o partido já amadureceu, tem uma perspectiva diferente, já foi poder. Conheço muito bem as lideranças do partido e tenho absoluta convicção de que essas pessoas têm entre suas bandeiras a bandeira da ética, da transparência, da aplicação correta de recursos. Isso é fundamental", justificou. Ele considera mais importante, no momento, defender bandeiras como "o diálogo com a sociedade, a valorização dos movimentos sociais, a busca dos direitos sociais e dos direitos humanos, num processo de transparência".


Amorim confirma

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, decidiu mesmo trocar o PMDB pelo PT dentro do prazo permitido pela Justiça Eleitoral para manter aberta a possibilidade de ser candidato. Ele já teria, se desejar, uma vaga de candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro garantida.

O ato de filiação foi um dia depois de um encontro com o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini sobre suas intenções. O dirigente petista indicou que ele assinasse a ficha de seu domicílio eleitoral em Teresópolis. “Ele me ligou e me consultou sobre o que deveria fazer para se filiar. Perguntei se ele tinha alguma pretensão de se candidatar, ele me disse que não, mas que não descarta a possibilidade”, afirmou Berzoini.

Celso Amorim passou pelo PMDB pelas mãos do ex-deputado Ulisses Guimarães. A decisão de Amorim foi criticada pelo presidente nacional do PPS, Roberto Freire. Em nota, o socialista sugere que a Comissão de Relações Exteriores do Senado peça a exoneração de Amorim "preservar a dignidade da diplomacia brasileira". Freire ressaltou na nota que "o diplomata brasileiro não é de um governo nem de um partido", mas do Estado e deve servir aos interesses nacionais.


OAB reage

A Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou no Supremo Tribunal Federal ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de liminar, contra a Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC dos Vereadores, que criou mais 7.709 cargos de vereadores. A OAB quer que seja declarada inconstitucional a norma que prevê validade retroativa ao processo eleitoral de 2008 do aumento no número dos vereadores. Para a OAB, o texto da emenda compromete a segurança jurídica, uma vez que, para valer nas eleições de 2008, a PEC deveria ter sido votada no Senado Federal antes das eleições daquele ano. A Procuradoria-Geral da República também, deu entrada com representação no STF.


Carlos Fehlberg - Política para Políticos