Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Nódulo provocado por uma inflamação já foi retirado do pâncreas

2/10/2009

O governador Marcelo Déda (PT) continua no centro cirúrgico do Hospital Sírio Libanês, mas já retirou o nódulo que se localizou na calda do pâncreas. Segundo informou o secretário da Comunicação, Carlos Cauê, a equipe médica revelou que há possibilidade do nódulo ter sido provocado por uma inflamação.

Neste momento (16:17 horas), o governador Marcelo Déda está fazendo uma ultrasonografia com a parte do corpo aberto, para constatar de que não existe mais nenhum outro nódulo. Tudo o que foi retirado vai para uma biópcia. Logo após Déda vai para os procedimentos finais da cirurgia delicada. O governador passa bem e não houve nenhum problema no decorrer do processo cirurgico. O médico que  a cirurgia é Marcel Cerqueira César, uma das maiores autoridades em tórax, com especialidade em pâncreas no Brasil.

Professor da USP, Marcel Cerqueira tem experiência na área e já operou em outros países. Uma cirurgia do porte, com outra equipe médica, geralmente dura duas horas, mas em razão do estilo meticuloso de Cerqueira, ela terá uma duração máxima de quatro horas.

Marcelo Déda está bem, entrou na sala de cirurgia conversando normalmente e cumprimentou sua mulher, Eliane Aquino, o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Comunicação Carlos Cauê e o seu médico em Sergipe, Fernando Vasconcelos. Todos se encontravam no hospital.

Deda se submeteu a uma cirurgia para retirar um nódulo de característica benigna, detectado na “calda do pâncreas” – segundo relato médico – através de uma tomografia. Ele viajou a São Paulo na segunda-feira à noite, depois de participar da solenidade de posse do novo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Aproveitou a terça-feira para fazer exames de rotina, sugerido por seu médico em Sergipe, para analisar os problemas de labirintite que vinha sentido com maior frequência.

A tomografia computadorizada seria para avaliar as funções cardíacas, que tiveram bom resultado. Segundo informação de fonte abalizada, o médico aproveitou para verificar outros órgãos e encontrou o nódulo, que estava visível, na calda do pâncreas. Apesar da biópsia que será feita, o médico que se tratava de um nódulo benigno.

Durante a tomografia, foi feita uma varredura completa em outros órgãos, para em busca de outros nódulos. Nada foi encontrado e o médico disse ao governador: “você está limpo”. Na quinta-feira (01) pela manhã, Marcelo Déda repetiu alguns exames complementares e ficou no Sírio Libanês, acompanhado da primeira dama Eliane Aquino.

Fonte: FAXAJU às 16:21