Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Assinatura de convênio entre FANESE e SergipeTec beneficia alunos

10/6/2008

Formação técnica qualificada. Com a finalidade de suprir o déficit tecnológico sergipano, existente na área de profissionais especializados em programação em Java, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) firmou parceria na tarde de ontem, com a FANESE e a Associação de Empresas Brasileiras e Tecnologia da Informação, Software e Internet (ASSESPRO- SE), para a realização do Curso de Formação de Recursos Humanos para Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado de Sergipe, destinado aos alunos de escolas públicas estaduais.

O alto preço do curso acaba contribuindo para o afastamento dos interessados em aprender como funciona o programa Java. Em algumas escolas o valor pode chegar até R$3.500 por pessoa. Segundo o diretor presidente do SergipeTec, José Teófilo de Miranda, a razão de escolher o curso de programação em JAVA partiu do pressuposto de suprir a necessidade do mercado estadual, brasileiro e até mundial. “Com essa formação, os profissionais poderão criar softwares para diversas empresas. Nossa intenção é formar, em Sergipe, um grupo de pessoas que resolvam problemas na área de Tecnologia da Informação (T.I.). Para que isso aconteça, nós juntamos força com a FANESE, que entrará com a parte de equipamento e professores qualificados, e não posso deixar de salientar que uma parceria como essa só pode ser feita com uma Instituição de credibilidade no mercado sergipano”, disse ele.

Sobre o apoio metodológico e educacional, o diretor da FANESE, Ionaldo Carvalho, explicou que aceitou de prontidão o convite, por considerar importante a iniciativa de formar alunos de escolas públicas, proporcionando-lhes perspectivas de futuro. “Ao receber o projeto por parte do coordenador de Pós Graduação, Alan Barreto ficamos animados com essa parceira, que com certeza crescerá com o passar do tempo. Quero frisar que os participantes terão a infra-estrutura necessária ao seu aprendizado, pois a FANESE oferecerá computadores de última geração, além de profissionais qualificados para ministrar o curso”, enfatizou ele.

 De acordo com o presidente da ASSESPRO-SE, William Alves, Sergipe sairá na frente de outros estados quando essa primeira turma se formar, pois o mercado local já necessita de profissionais com experiência no assunto. “Essa iniciativa reflete a visão dessas pessoas que são pioneiras em investir no futuro estudantil. Esse setor (T.I.) é um dos mais promissores e cativa as pessoas, justamente pelo poder de transformação da vida social”, explicou William que revelou aos alunos a intenção do mercado em contratá-los ao término do curso.

A seleção dos alunos foi realizada pela equipe do SergipeTec que levou em consideração a média escolar de cada estudante. A primeira turma é composta de 48 alunos que foram escolhidos jovens do Centro Federal de Educação tecnologia (CEFET), de Aracaju e Lagarto, juntamente com adolescentes de outras instituições de ensino médio de Aracaju.  O curso terá duração de três meses, com carga horária de 180 horas e a previsão é de que até 2009 cerca de 900 estudantes tenham participado desse convênio.

Fonte: Jornal do Dia - 10/6/2008