Cerca de 60 alunos e funcionários da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), localizada no Shopping Riomar, participaram nesta quinta-feira, 18, da campanha de doação de sangue ´Santo de Casa Também Faz Milagre´, desenvolvida pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) desde junho deste ano.
O estabelecimento de ensino conseguiu mobilizar funcionários todas as lojas do shopping através de uma carta convite e o Hemolacen já confirmou dezenas de funcionários como doadores fidelizados de sangue, com o compromisso de continuar realizando doações três vezes ao ano.
A antes de fazer a proposta de doação coletiva, o diretor da Fanese, Ionaldo Carvalho, visitou o Hemocentro acompanhado de uma professora da faculdade para conhecer as instalações e agendar uma palestra sobre doações, realizada no auditório da instituição de ensino na tarde da última terça-feira, 16.
A iniciativa de ajudar na coleta de sangue partiu da grande visibilidade que a campanha do Banco de Sangue está tendo na imprensa e do bom exemplo de adesão dado pelas empresas do Estado. Como nossos funcionários não têm tempo de ir até o banco, fizemos o contrário e trouxemos o Hemolacen até a empresa, contou Ionaldo Carvalho.
O funcionário da Fanese, José Carlos Almeida, realizou sua primeira doação e disse estar satisfeito com a iniciativa. Eu tinha vontade de doar há muito tempo, mas como trabalho os dois expedientes, não conseguia ir ao Hemolacen, disse.
A falta de tempo também era problema para o estudante de Informática e Tecnologia Nicodemos Cavalcante, outro doador iniciante. Achei uma excelente idéia fazer a coleta na faculdade. Seria interessante que outras instituições de ensino também colaborassem com essa campanha, ressaltou.
Quem pode doar
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador de sangue em potencial. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade para fazer sua doação.
Após preencher um cadastro, cada candidato passa por uma triagem clínica, que inclui exames para detectar Síflis, doença de Chagas, HIV, Hepatite A, B e C, além da tipagem sanguínea. O resultado é enviado para a residência do doador em até 15 dias.
As empresas e instituições interessadas em agendar palestras e doações coletivas devem entrar em contato com a coordenação de Recursos Humanos do Hemolacen pelo telefone (79) 3259-3191.
Fonte: FaxAju - Publicado em: 19/10/2007