Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Fanese promove orientação da Declaração do Imposto de Renda

25/4/2007

Instituição reúne professores e alunos em ação social para esclarecer dúvidas sobre declaração de pessoa física
 
Até o dia 30 de março, a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) estará promovendo uma ação social que visa esclarecer dúvidas sobre o preenchimento da  Declaração de Imposto Renda para pessoa física. Integrando alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da instituição, a iniciativa conta com o apoio da Receita Federal em Sergipe que este ano disponibilizou material explicativo e os CDs com o programa de declaração, bem como dois auditores que previamente orientaram os participantes da ação.

Este é o terceiro ano que a Fanese realiza este projeto que a cada edição cresce agregando mais alunos, todos voluntários. A atividade configura-se ainda como uma oportunidade do aluno exercitar na prática os conceitos vistos em sala de aula. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Mário Lúcio do Espírito Santo, um dos principais aspectos da iniciativa é que ela se configura como uma atividade extraclasse. ?Este tipo de atividade é obrigatória no currículo do curso de Ciência Contábeis. Ao participar da orientação os alunos recebem um certificado validando sua participação?, enfatiza Mário Lúcio.

Para a realização da atividade uma estrutura com computadores com o programa de declaração instalado está montada numa loja em frente à Fanese, no Shopping Riomar. Ao todo serão 33 voluntários, dos mais diversos períodos, esclarecendo e orientado aqueles que tiverem algum tipo de dúvida com relação à declaração de imposto de renda. O atendimento será feito através de simulações a partir do problema de cada contribuinte.

?Apesar de toda a divulgação da receita, de todo o trabalho de esclarecimento que ela faz, ainda assim há pessoas que chegam aqui com uma desinformação total e nesse momento a gente tem a oportunidade de orientar. De modo geral este trabalho tem um êxito muito grande, porque as pessoas que chegam sem nenhuma informação conseguem sair daqui com dados suficiente para conseguir fazer a declaração?, relata o coordenador.

O trabalho é completamente gratuito. ?Não é permitido aos alunos cobrarem por ele?, afirma Mário Lúcio Espírito Santo, completando que o atendimento será prestado das 14 horas às 19 horas. Qualquer pessoa que declare seu imposto de renda como pessoa física pode tirar suas dúvidas. Durante o período do atendimento estarão sendo distribuídos ainda o CD com o programa de declaração, bem como o manual de preenchimento da mesma.
 
Fonte: Cinform on line - Postado em 25/04/2007