Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Orquestra Sinfônica apresenta obra de Vivaldi na próxima 5ª feira

5/10/2009

Na próxima quinta-feira, 08, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), regida pelo maestro Guilhere Mannis, fará mais uma apresentação no Teatro Tobias Barreto (TTB). Desta vez as peças escolhidas são ‘As quatro estações’ de Antonio Lucio Vivaldi e o Concerto Duplo para Violino e Violoncelo de Brahms. A orquestra contará com a participação de Daniel Guedes, no violino e Antônio Lauro Del Claro, no violoncelo.

Os ingressos, já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto, a preços populares (R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada). A apresentação é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Instituto Banese.

A peça que será apresentada retrata, ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, um programa claro: vem acompanhada por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre um tema da respectiva estação, primavera, verão, outono e inverno. As Quatro Estações é, acima de tudo, a celebração da rica impressão individual das mudanças de estações, inspirando a evocação do universo inteiro de emoções associadas a elas.

Solistas

Daniel Guedes, carioca, nascido em 1977, entrou no mundo da música aos sete anos estudando violino com seu pai. Ainda cedo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música e em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music durante um ano.

Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros em 1991, Bergen Philharmonic Competition em 1998, e Waldo Mayo Memorial Award no ano de 2000, prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

O violinista gravou em 2005 o CD ‘Ya Mariamu’ com Fábio Presgrave e Rami Khalife e recentemente o CD ‘Beethoven in Brazil’ com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered Productions da Califórnia, disco a ser lançado este ano. Compositores como Nelson Macedo e Aluisio Didier escreveram obras dedicadas a Daniel. Paralelamente às suas atividades como solista e camerista, Daniel é professor do Conservatório Brasileiro de Música e do Instituto Baccarelli, em São Paulo.
 
Antonio Lauro Del Claro, regente do violoncelo, nasceu em São Paulo e também desde muito cedo conviveu com a música, pois vários membros de sua família foram e são instrumentistas. Iniciou seus estudos aos sete anos com seu pai e mais tarde, ainda no Brasil, prosseguiu os estudos com Jean Jacques Pagnot.

Na Itália foi aluno de Radu Aldulescu (violoncelo) e Enrico Mainardi (música de câmara). Classificou-se em 1º lugar no Concurso de Verão Musical de Taomina (Itália). Com uma bolsa concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, estudou em Paris com Roberto Salles, mas foi em Genebra (Suíça) que teve oportunidade de aperfeiçoar-se, tornando-se discípulo do consagrado violoncelista Pierre Fournier.

Foi o mais jovem integrante da Orquestra de Câmara ‘Pró-Música’ de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de São Paulo, tendo sido posteriormente primeiro violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra da USP. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Premio Carlos Gomes de 1999, como Melhor Solista Instrumental.

Fonte: ASN


Siga o ClickSergipe no Twitter