RIO - Nesta segunda-feira, quem olhar para o Corcovado, no Rio de Janeiro, verá a estátua do Cristo Redentor iluminada de rosa. A ação faz parte do movimento "Outubro Rosa - Mulher Consciente na luta contra câncer mama", que surgiu a partir da ação homônima criada na Califórnia em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. O objetivo é estimular as mulheres a fazerem a mamografia anualmente, o exame mais eficaz na detecção precoce deste tipo de tumor.
Anualmente, 1,3 milhão de mulheres são diagnosticadas com o câncer de mama e 465 mil morrem em decorrência da doença, segundo dados da American Cancer Society. No Brasil, 49 mil mulheres recebem este diagnóstico anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) .
Além do Cristo Redentor, outros locais serão iluminados ao longo do mês, entre eles o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte; o Monumento das Bandeiras, o prédio da BM&F, a esquina da Rua Oscar Freire com Haddock Lobo e Shopping Iguatemi , em São Paulo; a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, e o Palácio do Campo das Princesas , em Recife. Quem quiser a programação completa do evento ou mais informações sobre a prevenção, o diagnóstico e os tratamentos para o câncer de mama pode acessar o site www.mulherconsciente.com.br.
Fonte: O Globo
Caderno Saúde no ClickSergipe