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Rio São Francisco recebe cerca de 90 canoístas

6/10/2009

O sertão baiano, no último sábado (3) foi palco do Brasil Wild – Bahia Maratona de Canoagem, que reuniu aproximadamente 90 canoístas, divididos nas categorias Turismo e Maratona. A prova, no Rio São Francisco, largou no município de Paulo Afonso, na Bahia, com chegada em Belém de São Francisco, em Sergipe.

A competição contou com atletas da Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Na categoria Turismo, com 9 quilômetros de descida nas corredeiras, o título ficou com Rafael Neto, que concluiu a prova em menos de uma hora. Entre as duplas, os vencedores foram Carlos Valério e Jefferson Lacerda (masculino), Arildo de Jesus e Marta Santos (misto) e Luciana Costa e Camila Lima (feminino).

Os 55 quilômetros de prova da categoria Maratona foram concluídos em 5h36min por Sebastian Cuattrin, que afirmou ter realizado um sonho. “A natureza é exuberante, o trajeto realizado dentro de um cânion é maravilhoso. Contudo, foi preciso que os canoístas estivessem bem preparados, pois o sol da região e o vento contra durante o trajeto dentro do cânion castigou bastante”, declarou o competidor.

A segunda colocação da categoria ficou com Josenilton de Jesus (6h04min), seguido por Alberto Oliveira (6h25min). Vilson Nascimento, campeão pan-americano em 2007, foi o destaque na categoria C1, com o tempo de 6h59 min, cerca de vinte minutos a frente de seus adversários.

Incentivo - O secretário Domingos Leonelli incentiva a prática de esportes de aventura na região, o que impulsiona também o lado turístico. “Nesta região, por exemplo, temos o maior cânion navegável do país. O local reúne um grande potencial de belezas naturais e também diversos atrativos para a prática de esportes radicais e turismo de aventura”, afirmou Leonelli.

Para Júlio Pieroni, diretor da Brasil Wild, a competição abriu portas para uma nova competição de canoagem. "A Bahia Maratona de Canoagem tem distâncias mais longas, é expedicionária; unindo turismo ao esporte, além de lazer e competição na mesma corrida. Conseguimos também dar maior visibilidade na mídia de um evento de canoagem”, declarou o dirigente.

Fonte: Webventure