A data "menos danosa", segundo o reitor, seria de 8 a 11 de dezembro. Decisão só deve sair na próxima semana
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) irá se reunir no início da próxima semana para decidir a nova data do Processo Seletivo Seriado (PSS). A proposta é de que as provas ocorram de 8 a 11 de dezembro, ou seja, de terça a sexta-feira, inciando no feriado da Padroeira de Aracaju, comemorado dia 8 . Essa é, segundo o reitor Josué Modesto Subrinho, “a proposta menos danosa para todos”, pois não coincidiria com vestibulares de outras universidades e nem com a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Manter a data do vestibular seria terrível com a coincidência do dia. Muitos candidatos também se inscreveram para o Enem e seriam prejudicados”, afirma o reitor. Além disso, ele ressalta que provavelmente a logística de reserva de escolas para a realização do Enem ficaria inviável, caso a UFS mantenha o início do PSS para o dia 6, data que coincide com o Exame Nacional.
Para Josué, a proposta do Enem “em si é muito boa”, mas segundo ele, “desde o início vários reitores percebiam que um vestibular nacional multiplicaria as fragilidades que existem em qualquer exame”. Ele explica que uma prova desse porte multiplica as possibilidades de eventos que provocam insegurança.
Apesar destes últimos acontecimentos ele explica que a UFS não deve descartar a utilização do Enem para o preenchimento de vagas remanescentes. “No caso da UFS a opção foi com pouco comprometimento, não descartamos uma adesão mais fortes nos próximos anos, desde que se consolide como uma prova segura e com efeitos benéficos para os estudantes”, ressalta.
Por Carla Sousa- Portal Infonet