Greve dos bancários em Sergipe será avaliada na assembleia de hoje à noite
8/10/2009
Depois de 14 dias da greve nacional dos bancários (iniciada no dia 24 de setembro), na rodada de negociação de ontem à noite (7), a Federação Nacional dos Bancos - Fenaban - apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma nova proposta, garantindo reajuste salarial de 6% em todas as verbas e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) maior.
Os bancários estão reivindicando um reajuste de 10% no salário, o que significaria aumento real de cerca de 5%. A nova proposta garante aumento real de apenas 1,5% e mantém a distribuição de até 15% do lucro líquido na PLR através de uma fórmula que trará mais ganhos para os bancários com a alteração da parcela adicional.
O Comando Nacional dos Bancários considera que houve avanços em relação à primeira proposta da Fenaban, que era de 4,5%, mas, apesar da orientação pela aprovação da proposta nas assembléias dos bancários de bancos privados em todo o país que serão realizadas nesta quinta-feira, 8.
Em Sergipe a greve continua durante esta quinta-feira (8) até a assembleia que está marcada para as 17h, quando a paralisação ou continuação da greve será avaliada pela categoria.
À tarde, às 15h30, o Sindicato dos Bancários de Sergipe realiza uma passeata com destino à sede da entidade, com tudo a que tem direito: apitaço, os atores da peça teatral - feita especialmente em 'homenagem' aos banqueiros - e até panelaço. A concentração acontece no Calçadão da João Pessoa, em frente à Caixa Econômica Serigy.
Além disso, o Sindicato pretende buscar ainda hoje uma reunião de negociação específica com o Banese, banco onde a greve cresceu nos últimos dias. Hoje, também, acontecem negociações nacionais específicas com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.