Enem será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, data que aconteceria o vestibular da UFS
Após a confirmação do furto, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio para os dias 5 e 6 de dezembro. A data que foi fechada após reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, chocou com a data do vestibular 2010 da UFS. A reitoria da Universidade Federal de Sergipe foi orientada pelo MEC a mudar a data.
A notícia desagradou aos estudantes sergipanos. O coordenador do vestibular da Universidade Federal de Sergipe disse no SETV 2ª edição, da TV Sergipe, que estão pré-definidos os dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro para possível data das provas. A data foi acertada depois de reunião com diretores de escolas da capital. A proposta vai ser analisada pelo reitor Josué Modesto e em seguida encaminhada para o Conselho de Ensino e Pesquisa.
A realização do exame deverá ficar a cargo do Cespe e da Cesgranrio, segundo informou ontem (5) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes. O MEC rompeu o contrato com o Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), que era responsável pela realização do Enem. Na última quinta-feira (1º) o exame foi adiado depois de denúncia do jornal O Estado de S. Paulo de que a prova tinha vazado.
“Quando soubemos que poderíamos fazer as provas do Enem no mesmo dia que as provas do Vestibular, sentimos a sensação de que estudante é uma classe preparada para qualquer desafio, e não é assim, o fato de sermos jovens não quer dizer que podemos encarar problemas como esse do Enem da maneira que os responsáveis pela Educação do país estão colocando, eles precisam saber que temos desgaste mental e físico, e não podemos pagar por uma falha deles”, destaca a vestibulanda Deise Dias, que compartinha a opinião com os colegas.
Fonte: SN1 - Flávio Antunes e Fredson Navarro, de Aracaju