Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



“Aracaju será o pólo da ginástica em 2016”

11/10/2009

CORREIO DE SERGIPE: Em que ponto a vitória do Rio de Janeiro, para sediar a Olimpíada de 2016 será benéfica para Sergipe? Temos chances de sediar alguma modalidade em nosso estado? Qual?   
MAURÍCIO PIMENTEL: A escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 é um marco, não só para Sergipe, mas para todo o Brasil. O Brasil se tornou uma potência no futebol em razão de em 1950 ter organizado a Copa do Mundo. Depois, nós ganhamos cinco grandes títulos mundiais. Então, eu tenho certeza também que a escolha da Olimpíada vai ser um marco divisório no Brasil. É a oportunidade do Brasil dar a grande largada, assim como foi em 1950. Aposto que a partir de 2016 nós estaremos entre as cinco melhores nações do mundo, nos esportes olímpicos. Até porque, nós estamos plantando, investindo e vamos colher. Sergipe certamente terá vários representantes na Olimpíada. E, quem sabe, podemos ter atrações olímpicas aqui em Sergipe, como o boxe, que pode ser bem trabalhado aqui.

CS: Há como trazer, por exemplo, toda a delegação de um país para se preparar em Sergipe?
MP: Nós estamos trabalhando com todas as modalidades. Mas há uma modalidade específica que eu posso destacar: a Ginástica. Nós temos a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a professora Luciene Resende, que é sergipana. Ela está trabalhando para que Aracaju seja o principal pólo da Ginástica no Brasil. Vamos trazer a Seleção Brasileira para treinar aqui, na preparação para as Olimpíadas de Londres (2012), e vamos dar continuidade, para que possamos ter em Aracaju um Centro de Excelência de Alto Nível em 2016. Nós já temos um centro de excelência, onde funcionam os projetos sociais. Lá também treinam vários atletas de alto nível, como Rafaela Costa, Larissa Barata, entre outras. Estamos investindo muito no boxe também. Temos como meta a construção de um Centro de Artes Marciais, no Bairro Santa Maria, e vamos dar vazão a essa modalidade, que tanta alegria já trouxe para o esporte sergipano. E com a proximidade que temos com a federação, através de Valter Duarte, nós esperamos ter também no boxe, um grande exemplo de participação olímpica.

CS: Quando efetivamente começarão as obras de reforma do Batistão? Quanto será investido, o que mudará na nossa maior praça de esportes, qual a previsão de conclusão das obras e o que mais será feito, para que Sergipe possa abrigar alguma seleção?
MP: Nós estamos dentro do cronograma de planejamento. Provavelmente, as obras do Batistão comecem no mês de março ou abril de 2010. Todo o cronograma será seguido pela Secretaria de Infraestrutura, que inclusive está bem avançado. O Batistão será a maior vitrine do esporte sergipano, como foi há 40 anos. Será agora reconstruído, para no mínimo mais 40 anos. Teremos um grande estádio, um grande complexo desportivo. Não só o Batistão, mas toda a área será revitalizada. É um sonho que está no coração do governador Marcelo Déda. Ele sabe da necessidade de investir no esporte.  Sabe da importância que esse segmento tem para sociedade. Ele não está medindo esforços para reformar, não só o Batistão, mas todas as praças de esportes do estado de Sergipe, deixando-as aptas. Não pensamos apenas no futebol. Estamos ampliando esse leque de ações e já trabalhamos na construção da pista de MotoCross, na Orla de Atalaia, que vai ser um dos melhores circuitos do Brasil; vamos construir o Centro de Excelência de Artes Marciais. Dentro do planejamento para 2010, consta a construção da tão esperada pista de Atletismo, com a Vila Olímpica. Teremos um investimento na ordem de, mais ou menos, R$ 120 milhões, contando com o Batistão e as 48 novas praças esportivas que serão licitadas e construídas em 2010, como ginásios poliesportivos e quadras cobertas, que serão espalhadas por todo o interior, fazendo de Sergipe o Estado que mais tem praças esportivas, proporcionalmente, no Brasil.

Fonte: Correio de Sergipe


Caderno Esportes em Sergipe no ClickSergipe