Venâncio usa discurso do presidente dos bancários para criticar secretário João Andrade
Munido das declarações do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza de Jeus, o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje para criticar a gestão do presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento. Pela denúncia do sindicalista, até a agenda do presidente do Banco tem sido manipulada pelo ex-gestor e atual secretário de Estado da Fazenda, João Andrade.
"Essa denúncia é do presidente do Sindicato dos Bancários. Em minha opinião, o presidente do Banese devia ter vergonha, porque se comportar como uma rainha da Inglaterra e não manda em nada! Saumíneo é um homem preparado e não podia se submeter essa humilhação. Ele tem que ter amor próprio! Enquanto os servidores do Banese lutam por um melhor reajuste salarial, já que têm os piores salários do Brasil, a diretoria do Banco ganhará um aumento de 100%. Sem falar nas terceirizações que na verdade representam um grande ‘trem da alegria', também segundo José Souza", comentou o líder da oposição.
Gestão Democrática - Em seguida, Venâncio cobrou do governo o envio da proposta de Gestão Democrática que, segundo ele, foi muito cobrada nas gestões anteriores a Marcelo Deda (PT). "Nós estamos no final do terceiro ano do governo e, até agora, nada! Além disso ainda estão tirando alguns direitos adquiridos dos servidores aposentados. O Síntese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado) não devem apenas aguardar para se posicionar, mas deve acionar sua Assessoria Jurídica no sentido que a mesma adentre com ações na Justiça para reaver os direitos adquiridos dos trabalhadores", colocou.
Ratos de rádio - Entrando em outro assunto, Venâncio disse que em uma recente entrevista a um programa de rádio matutino a deputada Ana Lucia (PT) foi enfática ao dizer a um determinado cidadão, que participava do debate, que ele é "rato de rádio" e que recebe dinheiro do governo para fazer suas críticas e a defesa do governo, inclusive junto ao Sintese. "A gente quer saber quem são esses ratos de rádio! A gente pensa que são pessoas emitindo opiniões nos programas de rádio, quando na verdade elas estão recebendo do governo. A gente não pode permitir que essas pessoas se escondam por trás dessas benesses do governo. Dessas mamadeiras. A verdade é que Ana Lucia deu um chute na ratoeira e todos os ratos de rádio sumiram, por enquanto. Seria bom se ela dissesse quem são eles e quanto ganham do governo", propôs.
Sergipe Alfabetizado - Mais adiante, Venâncio disse que recebeu em seu gabinete uma lista de pessoas do município de São Domingos que trabalharam no governo do Estado em convênio com a Secretária de Educação e estão sem receber há mais de dois meses do programa "Sergipe Alfabetizado". "Não se pode dar calote nos professores. O governo tem que assumir e pagar pelos serviços prestados".
Itabaiana - Venâncio citou uma declaração do vereador de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PSB) que acusou o também vereador Eroltides (PT) de possuir 200 cargos junto ao governo do Estado. "Essa denúncia foi feita por Valmir em um programa de rádio da cidade. Vejam como Itabaiana é evoluída. Mal aprovaram o metrô da alegria aqui na AL e ele já fez uma parada na cidade serrana?", ironizou.
João Andrade - Por fim, o líder da oposição citou a prestação de contas feita pelo secretário de Estado da Fazenda, ontem (13), aos deputados estaduais, revelando que o governo Déda tem algo em torno de R$ 850 milhões em caixa. "O secretário mostrou a saúde financeira do Estado. Dinheiro tem muito, mas faltam projetos. Aí o problema é administrativo", criticou.
Augusto Bezerra - Em aparte, o vice-líder da oposição, deputado Augusto Bezerra (DEM), disse que "além da Gestão Democrática, me lembro muito bem do ex-deputado Valmir Monteiro (PSC) me prometendo aqui o envio do Plano Diretor dos Transportes para a AL. O detalhe é que nós estamos no fim do terceiro ano do governo, o plano não veio e a secretaria foi extinta".
Fonte: Universo Político - Por Habacuque Villacorte
Caderno Política no ClickSergipe