Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



"É um esgoto a céu aberto", diz Lula sobre rio em Sergipe

15/10/2009

Presidente culpou ex-governantes pelo atual estado do rio São Francisco em Sergipe

No município de Acoverde (PE), onde concede entrevistas para emissoras de rádio do Nordeste e de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas aos ex-governantes de Sergipe que, de acordo com ele, não tiveram nenhuma preocupação com o Rio São Francisco. Lula respondeu a uma pergunta do radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho.

Lula foi questionado se manteria o compromisso assumido em praça pública em 2006, ao lado do então candidato a governador Marcelo Déda, de revitalizar o rio. O presidente afirmou que todos os compromissos serão assumidos. Ele culpou os governantes que vieram antes pela situação de degradação do Velho Chico.

“Acho engraçado que o ex-governador (João Alves Filho), que adorava pousar numa ilha dizendo que a água tinha acabado e o rio tava assoreado, mas isso aconteceu por causa da irresponsabilidade dos governadores que vieram antes de nós, e que não tiveram coragem de proibir o desmatamento das matas do São Francisco para fazer carvão”, retrucou Lula.

Segundo Lula, quem conhece o rio em Sergipe sabe que ele “é um verdadeiro esgoto a céu aberto”. Lula disse que seu governo está realizando o esgotamento sanitário em todas as cidades sergipanas que ficam nas margens do São Francisco e recuperando a sua mata ciliar. “Estamos fazendo aquilo que deveria ter sido feito há 30 anos”, alegou, garantindo que sua preocupação maior é cuidar do Velho Chico.

Com informações do Empauta Comunicação apud Portal Infonet


LULA RESPONSABILIZA GOVERNOS ANTERIORES PELO ASSOREAMENTO DO RIO SÃO FRANCISCO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsabilizou os governos anteriores a Marcelo Deda, pelo assoreamento do rio São Francisco em Sergipe. Lula está visitando no interior de Pernambuco, Minas Gerais e Bahia as obras de transposição e na manha desta quinta-feira (16), concedeu entrevista coletiva aos jornalistas nordestinos.

Na coletiva, o radialista Gilmar Carvalho indagou do presidente se ele cumpriria o compromisso assumido em praça pública em 2006, ao lado do então candidato a governador Marcelo Déda, de revitalizar o rio. Nesse ponto, Lula não explicou e nem disse nada sobre a entrevista, onde tambem afirmava que não faria a transposição. A pergunta que o radialista fez, se referia a recuperaçao do Velho Chico e por isso o presidente respondeu apenas de quem era a responsabilidade pela destuição do rio.

O presidente respondeu dizendo que a transposição é uma obra que também irá beneficiar o estado e quanto ao assoreamento, Lula responsabilizou os governos anteriores de terem destruído o rio. “Eu fui a Sergipe e vi que lá, o São Francisco é um verdadeiro esgoto a céu aberto. Engraçado, os governos anteriores nunca fizeram nada para resolver o problema e agora ficam alegando que quero matar o rio. Isso aconteceu por causa da irresponsabilidade dos governadores que vieram antes de nós, e que não tiveram coragem de proibir o desmatamento das matas do São Francisco para fazer carvão”, justificou ele.

Segundo Lula, os contrários á transposição, fazem oposição sem conhecimento. Ele explicou que essa é uma obra que deveria ser iniciada no tempo do Brasil colônia, porem só agora em seu governo isso foi possível. Ele também ironizou José Serra, dizendo que é muito bom ver que ele, “Serra”, agora às vésperas das eleições também se tornou um defensor dos nordestinos.

Munir Darrage  - FaxAju


Presidente Lula acusa João Alves de destruir o Rio São Francisco

Em entrevista coletiva o presidente aproveita pergunta de Gilmar Carvalho para criticar antecessor de Déda

"O mesmo governador que ficava tirando foto em frente ao Rio e dizendo que ele estava morrendo, que tava assoreado, foi quem deixou o Rio ser destruído. O São Francisco era um verdadeiro esgoto a céu aberto, onde as pessoas depositavam lixos. E ninguém fazia nada para combater isso. Ao contrário, permitiam o desmatamento nas margens do Rio para produzir carvão, o que deixou o Rio sem proteção. A administração irresponsável de quem governou antes dos nossos governadores foi que prejudicou o Rio". Como tais palavras o presidente Luís Inácio Lula da Silva articulou na manhã desta quinta-feira, dia 15, críticas ao ex-governador João Alves Filho (DEM), um dos maiores combatentes da transposição do Rio São Francisco.

O presidente, que visitou nessa semana as obras da transposição, concedeu hoje entrevista coletiva em Pernambuco aos radialistas de Minas Gerais e do Nordeste (regiões por onde passa o Rio). E não hesitou em responder a indagação do radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho que representava Sergipe na coletiva.

"Presidente, gostaria de saber se serão cumpridas as promessas que o senhor fez em 2006 no palanque do atual governador Marcelo Déda, de que estaria cuidando para que o Rio São Francisco em Sergipe, que se encontra em calamidade, fosse revitalizado?", perguntou Gilmar.

Além de apontar o antecessor de Déda como principal culpado da situação lamentável do Rio, Lula tratou de garantir: "o Rio não vai morrer. Faremos a revitalização. Lembro bem de todas as promessas que fiz aos sergipanos e estarei, sim, tomando providências. Não queremos prejuízos para Sergipe. Estamos apenas desviando uma água que iria para o mar. E agora será levada para quem sofre com a seca em outros estados".

O radialista Gilmar Carvalho também solicitou que o presidente mobilizasse uma caravana com os ministros do Brasil para visitar a foz do Rio em Sergipe e, segundo ele, observar a falta de assistência do Governo Federal para com a região. Lula disse que, em breve, estará tomando essa medida.

O presidente observou ainda que o plano para a transposição existe há mais de 200 anos, pois, de acordo com ele, já se notava a necessidade, mas, até então, ninguém ousou executá-la.

"Os opositores sabem que é preciso a transposição, mas agora, como está perto da eleição ficam dando a entender que defendem os nordestinos e que eu estou matando o Rio. Eu mesmo nem sabia que Serra se preocupava com o Nordeste", ironizou Lula quando foi informado que o Governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que ao invés da transposição o governo deveria investir em irrigação.

 
A entrevista com o presidente foi transmitida ao vivo pela Rádio Ilha FM.

Por Raissa Cruz

Da redação Universo Político.com