Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Taxistas ocupam a Ponte Construtor João Alves

15/2/2009

Na próxima segunda-feira, 16, os motoristas de táxis lotação da cidade de Barra dos Coqueiros, área da grande Aracaju, irão realizar uma grande manifestação, ocupando a Ponte Construtor João Alves (Ponte Aracaju-Barra), no lado da cidade da Barra dos Coqueiros, a partir das 7h da manhã, em represália à falta de negociação com a SMTT e ao prefeito Gílson dos Anjos (DEM), que ainda não recebeu a categoria para tentar solucionar a problemática referente ao funcionamento dos táxis lotação daquele município.


A problemática vem sendo acompanhada pela mídia sergipana, pois os trabalhadores alegam que foram prejudicados pela administração anterior, do prefeito Aírton Martins (PT), o qual desfrutou de regalias durante o seu governo, por ser do mesmo partido  do governador do Estado,  e pela omissão do atual prefeito Gílson dos Anjos, que ainda não haveria intercedido pela categoria.


Dessa forma, durante o mandato do antigo prefeito, (2004 a 2008), os taxistas rodaram livremente sem nenhum respaldo legislativo já que o que fora acordado na reunião realizada no dia 12 de novembro de 2006, no auditório das Promotorias Especializadas, o que contou com as presenças dos promotores de Justiça, Dra. Euza Missano; Dra. Gicele Fontes; e Dr. José Lucas da Silva Góis, para tratar das questões de padronização veicular e trabalhista, mas não foram respeitadas nos anos seguintes.


Na reunião citada, o município de Barra dos Coqueiros apresentou uma frota de 140 táxis lotação, que rodariam em sistema de revezamento, mas as negociações atuais não contemplam todos os trabalhadores, nem apontam medidas claras para a escolha daqueles que estão trabalhando.


No dia 26 de junho de 2008, foi realizada sessão, onde foi deliberada a "Regularização do número de integrante da frota de táxi-lotação da linha Barra/Aracaju/Barra, conforme orientação de fiscalização da SMTT da capital", quando foi verificado 138 permissionários de uso da linha de lotação, sendo que destes, somente poderão circular nessa linha 100 carros e no sistema 50 por dia. Desta participaram, representantes legais da categoria, o presidente da ComtaBarra, Evando Datas Moura, o presidente da Coopertisa, Marcelino Silva Melo, além do ex-secretário de Participação Popular, Edson Aparecido dos Santos, sendo deliberado e aprovado que, após um sorteio, toda a frota funcionaria dentro de um sistema de revezamento e padronização através de faixas de cores diferentes ( laranja e vermelho).

CORREIO DE SERGIPE