Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Médicos paralisam atividades por 24h

16/10/2009

A paralisação atinge 40% dos profissionais que atendem em postos de saúde do Estado

A paralisação acontece nesta sexta-feira,16 Foto: Arquivo Infonet
A paralisação dos médicos do Estado que acontece nesta sexta-feira, 16, atinge cerca de 40% da categoria. O ato é promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) que luta pela valorização do piso salarial e melhores condições de trabalho. Segundo a diretora do Sindimed, Glória Tereza Lopes, a paralisação é uma forma de reflexão sobre as condições dos médicos em Sergipe.

“Essa paralisação no dia de hoje é fruto de uma mobilização pelo dia do médico que será comemorado no próximo domingo, 18. A falta de políticas públicas que proporcionem qualidade de vida para a classe médica termina interferindo no tratamento dispensado à população", acredita.

Glória Tereza disse ainda que a paralisação não afasta o indicativo de greve. “As greves são fruto da baixa remuneração do médico. Esse baixo salário tem inviabilizado a nossa sobrevivência porque o investimento em cursos é muito alto. Estamos diante de uma situação preocupante porque a nossa luta é pelo reajuste salarial, mas também pelas condições de trabalho de todos os profissionais”, salientou.

A Deputada Angélica Guimarães (PSC) ressaltou que a classe médica precisa conquistar um piso digno. “A luta da classe médica é legítima, ao longo dos anos tivemos muitos avanços, mas é preciso conquistar melhores condições de trabalho e especialmente que todos sejam bem remunerados. Temos uma luta para que o piso salarial seja de R$8.200”, disse.

No próximo dia 21 acontece outra paralisação. Dessa vez serão os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) do município. A manifestação será coordenada pela Federação Nacional dos Médicos que realizará um ato público no Centro da capital das 8h às 10h.

Por Kátia Susanna - Infonet


Caderno Cotidiano no ClickSergipe