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Saiba se o seu banco se preparou para o serviço de boleto bancário eletrônico

20/10/2009

DDA estreia nesta segunda-feira (19/10) e instituições preparam recursos adicionais, como aviso da chegada de novas cobranças via torpedo no celular.

O Débito Direto Autorizado (DDA), sistema de boleto bancário eletrônico, entrou em funcionamento  nesta segunda-feira (19/10). O mecanismo, que está em testes por alguns bancos desde 2008, deve substituir a impressão de mais de um bilhão de boletos em papel nos próximos três anos.

Clientes dos principais bancos do País que se cadastrarem por meio do atendimento de suas agências começarão a receber os boletos de cobrança, como a fatura do cartão de crédito, a mensalidade da faculdade ou a assinatura de uma revista, eletronicamente. Cabe a cada banco definir como informar ao cliente da chegada de um novo boleto e, ao cliente, decidir a forma mais cômoda de consultá-los e pagá-los.

“Imagine que você vai viajar e, ao retornar, há três boletos bancários em baixo de sua porta, dois deles já vencidos. É o tipo de problema que, com o  boleto eletrônico, vai acabar”, explicou Leonardo Ribeiro, superintendente de cash managent do Grupo Santander.

Cobrança

O executivo explica que o fato de o DDA chegar eletronicamente para o cliente não significa que ele será pago automaticamente. “Se aparecer um boleto que você não reconheça a cobrança, o cliente terá a opção de rejeitá-lo”, disse. “O banco vai pegar essa informação de 'não reconhecimento de cobrança' e vai mandar para  a instituição que tenha emitido o boleto”.

Os clientes dos bancos Santander e Real, explicou Ribeiro, deverão optar no momento da assinatura do termo de adesão o canal pelo qual preferem ser avisados sobre a chegada de novos boletos, e devem se comprometer a acessar esse canal periodicamente.

Desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o DDA deve auxiliar na gestão financeira dos correntistas, seja pessoa física, seja jurídica. “A ferramenta é para um público que já tenha propensão a usar ferramentas eletrônicas”, afirma Ribeiro. “Por isso o trabalho do banco será de esclarecimento, para que o cliente entenda e use a ferramenta de forma consciente”.

Aviso

O Bradesco criou um sistema de alerta que enviará uma mensagem de texto ao celular dos clientes cadastrados no DDA informando sobre a chegada de um novo boleto eletrônico. “Abrimos todos os nossos canais, caixa eletrônico, internet, atendimento telefônico e nas agências, para o cliente poder consultar o título e fazer o pagamento”, disse o gerente do departamento de comercialização de produtos e serviços do Bradesco, Rizaelcio Machado de Oliveira. O envio do SMS será gratuito.

Oliveira destaca como uma das principais vantagens do boleto eletrônico a possibilidade de emissão da chamada “cobrança com registro”. Atualmente, a maioria dos boletos são emitidos diretamente pelas empresas (uma faculdade, por exemplo, imprime diretamente a cobrança da mensalidade, sem que haja qualquer registro desse boleto no banco). Com a cobrança registrada eletronicamente, será mais fácil às empresas controlarem seu fluxo de caixa, sabendo o quanto têm para pagar e receber.

“Vamos adicionar ao DDA o serviço de processamento online de cobrança. A cada 60 minutos, nosso sistema vai processar todos os pagamentos de boletos eletrônicos e informar ao cliente pessoa jurídica que emitiu a cobrança quantos boletos foram pagos naquela última hora”, explicou o executivo do Bradesco.

O banco, ainda segundo Oliveira, vai ajudar às empresas clientes a reduzir seus custos com emissão de boletos bancários, informando-as quais de seus clientes são cadastrados no DDA. “Pela cobrança com registro, se a empresa for emitir 100 boletos em nome dos clientes e 70 deles forem cadastrados no DDA, podemos informa-los quem são os usuários do DDA, para que eles economizem na impressão e distribuição de boletos impressos”, afirmou.

Por Evelin Ribeiro, repórter do IDG Now!


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