Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Rogério anuncia ações para combater à dengue

21/10/2009

Governo do Estado anuncia ações do Plano Estadual de Contingência da Dengue

O Secretário da Saúde do Estado, Rogério Carvalho, apresentou as linhas gerais do Plano Estadual de Contingência da Dengue 2009/2010 que, como no ano passado, está focado em três eixos principais de atuação: controle do vetor, assistência e comunicação e mobilização social. Este ano, o Governo vai disponibilizar 26 carros-fumacê e 600 agentes de endemias em 74 municípios, à exceção de Aracaju, que tem sua brigada própria.

Rogério ressaltou as atribuições de cada ente federado (União, Estados e municípios) no combate à dengue e destacou que Sergipe hoje está mais preparado para enfrentar a doença. "O que estamos fazendo é antecipar em um mês a campanha de combate à doença, pois a experiência de 2007 e 2008 nos permitiu estarmos mais organizados frente à dengue", disse.

Segundo ele, foi esse engajamento que permitiu ao Estado reduzir drasticamente os índices epidemiológicos da doença em 2009 em comparação a 2008. "Graças ao envolvimento das prefeituras foi possível que saíssemos de mais de 24 mil casos confirmados em 2008 para pouco mais de 500 este ano", disse o secretário. Ele ressaltou também o papel essencial da sociedade para o êxito do plano. "Não existe redução de índices de tabagismo, infecção por HIV e da própria dengue se não houver a participação efetiva da população. A mobilização da comunidade é a ação mais eficiente para o combate a qualquer endemia", frisou.

O secretário explicou ainda a decisão do governo em mobilizar a antiga Clínica dos Acidentados, na rua Vila Cristina, bairro São José, como hospital para atender os casos de dengue em Sergipe. "Este ano temos dois problemas: a dengue e, no mesmo período - de abril a junho -, a probabilidade de um eventual surto da gripe H1N1. Por isso, reservamos o prédio para atender a uma possível situação de extremo risco, durante 90 dias", disse Rogério Carvalho. Ele também informou o cronograma de atuação dos agentes da Brigada Itinerante e de aplicação de UBV (carro fumacê) para os próximos 60 dias.

Fonte: SN1 - Fredson Navarro, de Aracaju


Caderno Cotidiano no ClickSergipe