Na tarde deste sábado, 24, o espaço do mirante do bairro 13 de julho, em Aracaju, será o palco de uma manifestação pública em defesa da causa ecológica. Organizado pelos militantes ambientalistas do movimento "Faça sua parte, proteja a natureza", o evento terá início às 15 horas, e estará articulado a uma mobilização que acontece simultaneamente em todo o mundo, intitulada "Movimento 350".
Segundo o deputado estadual Professor Wanderlê (PMDB), idealizador da manifestação, o número 350 tem um significado muito importante para a luta mundial em defesa do meio ambiente. "350 ppm (partes por milhão) é o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, na avaliação dos principais cientistas que estudam o problema do aquecimento global. Há cerca de 200 anos atrás este índice era de apenas 275 ppm, chegando, atualmente, ao patamar insustentável de 384 ppm. Precisamos conscientizar as pessoas para uma mudança de atitude coletiva", alertou.
Durante o evento, de acordo com os organizadores, serão distribuídos panfletos informativos sobre as causas e conseqüências do aquecimento global, além de orientações sobre a necessidade de alterações urgentes nos hábitos de consumo das pessoas. Além disso, serão realizadas apresentações artísticas voltadas para a temática ecológica.
"É importante que os governos invistam em matrizes energéticas limpas e renováveis e que os empresários invistam em ações de sustentabilidade, mas o fundamental mesmo é que cada cidadão e cidadã comece a adequar suas atitudes cotidianas a uma nova forma de consumo, tendo consciência da responsabilidade que todos nós devemos ter com a qualidade de vida desta e das futuras gerações", concluiu Wanderlê.
Fonte: Universo Político
Caderno Política no ClickSergipe