Deputado Machado destina emenda para a filarmônica de Itabaiana
23/10/2009
Os recursos serão utilizados no programa de capacitação de músicos e monitores
O presidente da filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Dr.Rômulo de Oliveira Silva, revelou que a emenda de 100 mil reais de iniciativa do deputado federal José Carlos Machado(DEM-SE)será utilizada no programa de capacitação de músicos e monitores,especificamente para formação.
Rômulo falou que, "nós solicitamos ao deputado que destinasse recursos para que fossem usados na contratação de professores que virão de São Paulo, Paraíba e Minas Gerais, em áreas como violino, viola de orquestra, oboé, fagote e violoncelo, eles ministrarão aulas para os jovens da escola de música, da orquestra jovem, da preparatória e da orquestra sinfônica,disse.
Sobre o significado da emenda o presidente continuou dizendo, "isso vai ser muito importante, dará um salto enorme, porque teremos pessoas extremamente qualificadas dando aulas para crianças e adolescentes aqui de nossa cidade", falou.
A emenda para a filarmônica foi empenhada através do ministério da cultura e ainda este ano a instituição receberá os recursos para a sua utilização.
Ainda sobre a importância da emenda do deputado, o presidente afirmou que, "eu espero que o deputado José Carlos Machado mantenha essa atuação porque é muito importante, são 550 jovens que terão conhecimento de profissionais, mestres em música, e é uma luta constante, porque todos os anos temos que renovar, solicitar do deputado, mas eu acredito que isso não será um obstáculo",acrescentou, e disse ainda, vamos ter durante todo o ano professores de outros Estados morando aqui em Itabaiana, nós selecionamos as áreas que temos mais carência, que é na área de cordas, pois são muitos alunos, então vai ser um fato inédito, nunca acontecido aqui, e isso graças a emenda do deputado Machado, salientou.
A filarmônica Nossa Senhora da Conceição é uma instituição datada do séc. XVIII, foi fundada em 1745. Na sua composição, além da sede administrativa, tem o museu da música, a escola de música, a banda jovem, a orquestra sinfônica, o coral, entre outros.
Dr. Rômulo finalizou dizendo que, "primeiro nós queremos agradecer ao deputado pela iniciativa e espero que atitudes como essa possa incentivar também outros políticos, e que se perpetue, seja permanente, que ela cresça, a instituição vive disso, ela não tem recursos próprios, nós não cobramos nada de ninguém, todo mundo tem acesso a ela e para ela sobreviver com a pujança que tem hoje, com todos os programas que ela tem, ela precisa da participação dos nossos gestores, e o deputado Machado tem dado um exemplo, concluiu.
Quem também falou sobre a importância da emenda foi o maestro e diretor da filarmônica, Valtênio Alves Souza, segundo ele, "a filarmônica que tem um museu da música com instrumentos de mais de dois séculos, um arquivo bisecular com mais de quatro mil partituras catalogadas que é motivo de tese de mestrado de dois alunos da universidade de música de Salvador e com doutorado em andamento, é sem dúvida motivo de orgulho, é o Brasil tomando conhecimento da força cultural que nós temos e, portanto, iniciativa como a do deputado Machado, com esse recurso muito bem vindo, muito bem pensado, com certeza a carência que nós temos de profissionais para ensinar os nossos jovens será amenizada, disse, é exemplo como esse do deputado que gera a formação de jovens, inclue socialmente, modifica a personalidade, constrói, ela edifica, finalizou.
Visite o site da filarmônica: www.filarmonicansc.art.br