Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Bebês que morrem em Aracaju são transportados inadequadamente

27/10/2009

Uma médica pediatra denunciou ao Ministério Público Estadual – MPE - que o transporte dos corpos de bebês que morrem em unidades de saúde de Aracaju, principalmente os que são encaminhados para o interior do Estado, está sendo feito de forma inadequada. Segundo ela, a falta de documentação específica para o translado das crianças e o acondicionamento dos corpos é feito em sacos plásticos, sem condições mínimas de higiene, o que aumenta o risco de contaminação.

Após o relato da médica, a promotora de Justiça Miriam Teresa apresentou recomendações às unidades no que diz respeito ao acondicionamento e transporte dos corpos. De acordo com ela, os procedimentos devem obedecer rigorosamente às resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa - e as partes envolvidas devem comprometer-se em divulgar as informações para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde – SMS -, Paulo Gonzaga, diz que o procedimento já está sendo feito dentro das normas exigidas e que a irregularidade apresentada através da denúncia não aconteceu na jurisdição de Aracaju. Mesmo assim, ele garante que a SMS fará uma avaliação para registrar a denúncia apresentada ao MPE e divulgará as normas adequadas para a população.

Fonte: Cinform


Caderno Cotidiano no ClickSergipe