Em reunião com os ministros Orlando Silva (Esporte) e Márcio Fortes (Cidades), na manhã desta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que os três estádios privados que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 terão acesso a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de no máximo R$ 400 milhões. Até agora, esse financiamento seria apenas para reforma dos estádios públicos e melhorias urbanas nas imediações das arenas.
- Os investidores privados poderão tomar empréstimos com as mesmas regras dos públicos, apresentando garantias, para reforma das arenas - disse Orlando Silva, ao sair da reunião.
A linha de crédito de BNDES tem um teto de R$ 400 milhões por estádio. O banco vai financiar até 75% das obras, com prazo de pagamento de 12 anos e três anos de carência. Os juros serão TJLP mais 1,9% ao ano. Nesta quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai se reunir para aprovar a resolução do financiamento.
Os três estádios privados que sediarão a Copa do Mundo de 2014 são: Morumbi (São Paulo), Beira Rio (Porto Alegre) e Arena da Baixada (Curitiba).
O ministro disse ainda que o chamado PAC da Copa deverá ser lançado em breve, depois de reunião do governo federal com cada uma das cidades para analisar individualmente a proposta de mobilidade urbana.
Fonte: O Globo - Luiza Damé
Caderno País no ClickSergipe