O presidente da Assembleia Legislativa, Ulices Andrade (PDT) não deixou passar uma indireta lançada pelo deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) na manhã de hoje na tribuna. Enquanto criticava as Fundações Estatais de Saúde, Augusto disse que o projeto foi votado na Casa porque "quem tem maioria, atropela tudo". Mas logo após esse discurso, Ulices repreendeu: "deputado veja bem como o senhor fala. Porque desse jeito parece que o senhor está afirmando que nós atropelamos o regimento da Casa. E isso não é verdade. Não admitimos isso. Nós respeitamos o regimento". Restou a Augusto se desculpar, dizendo que não era essa sua intenção.
Capacitação
O vereador Chico Buchinho (PT) apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju solicitando da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito que seja feito um novo curso de capacitação para os motoristas e cobradores de ônibus, para que os mesmo se adéquem ao sistema de elevador para deficientes físico, instalado recentemente nos ônibus.
Trégua
Chico Buchinho também espera que seja revisto a questão do rigor para o cumprimento dos horários das linhas. Para ele, é preciso que haja uma trégua, uma pequena permissão de atraso. Para que, assim, os condutores dos ônibus também deem uma trégua ao acelerador. E abandonem esse sentimento de "pressão" que os motiva a tratar os passageiros como bagagens, que não sofrem mesmo quando o veículo que as carrega está em alta velocidade.
Bancários tentam conciliação
Nesta quarta-feira, 28, o procurador do Trabalho Ricardo Carneiro estará mediando uma nova reunião entre o Sindicato dos bancários e o Banese. O encontro que ocorre às 15 horas, na Procuradoria do Trabalho, visa estabelecer um acordo entre as partes para que se encerre a greve que pendura há mais de um mês. Apesar de estar solicito a uma negociação, o presidente do sindicato, José Souza de Jeus, acredita ser difícil que o Banco ceda às reivindicações. "Eu sei que Saumínio Nascimento (o presidente do Banese) já puxou muito da sua inteligência para pensar em uma proposta aceitável, mas, no último relatório apresentado, o banco deixou bem claro que não tinha interesse em negociar. Assim é complicado. Eles só querem aceitar a minuta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)", disse De Jesus.
Reajuste de 6%
O Banese concordou em aplicar o reajuste de 6% proposto pela Fenaban, mas negou as demais solicitações dos bancários. "Além dos 3% a mais que não foi aceito pelo presidente do banco, pedimos a ajuda de transporte para os funcionários que trabalham no interior, que o banco só paga até Maruim ou Itaporanga, dependendo da rota", explica De Jesus. Segundo ele, o presidente sinalou aceitar nos moldes que são praticados no Banco do Nordeste. Falamos também do PCS. Como ponto importante, o Banese aceitou a assinatura do acordo coletivo de trabalho complementar do que já é praticado. A gente também pediu que fosse feito um reajuste na comissão dos caixas que é a menor praticada no Estado", observou De Jesus.
Terça-feira, dia 27 de outubro
TJ/SE inaugura Vara Cível Virtual
Nesta terça-feira (27), o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado Desembargador Roberto Porto, inaugurou no Fórum Gumercindo Bessa, a nova Vara Cível Virtual. A 22ª Vara de competência cível na Comarca de Aracaju julgará os processos referentes à Execução Fiscal. Segundo o Presidente do TJSE, foram investidos os mais modernos recursos tecnológicos, na Vara Cível Virtual que em competência exclusiva, visa oferecer maior celeridade e melhorar a arrecadação do Estado.
Venâncio: O câncer não espera
"O tratamento de câncer é urgente, não pode esperar 30, 60 ou 90 dias, porque, com certeza, a doença vai se agravar", destacou o líder da oposição na Assembleia deputado Venâncio Fonseca (PP) enquanto criticava a lentidão do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para dar início às sessões de radioterapia de pessoas com câncer. Segundo ele, em meio ao sofrimento, diversas pessoas acumulam as filas já há muitos meses a espera da sua vez.
Isso porque, como disse Venâncio, outro serviço de radioterapia que era prestado no Hospital de Cirurgia foi suspenso no mês de abril deste ano, depois que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) detectou que o aparelho responsável pelo tratamento estava fora dos padrões.
Até Gualberto concordou
Aparteando o discurso de Venâncio, o líder da bancada governista, deputado estadual Francisco Gualberto (PT), reconheceu a gravidade do problema, "uma vez que o câncer pode ser fatal se não tiver o acompanhamento e tratamentos corretos". Gualberto disse que já até solicitou do secretário Estadual de Saúde, Rogério Carvalho, uma providencia e o mesmo garantiu que o período de funcionamento do aparelho do Huse será ampliado para até 2 horas da madrugada, visando acolher a demanda de pacientes. Mas, mesmo assim, o próprio Gualberto não perdoou :"é verdadeiro que mesmo com esse funcionamento ainda há pessoas que estão na fila esperando por atendimento".
Oncologistas na Alese
Preocupado com a denúncia feita na semana passada, pelo deputado Wanderlê Correia (PTB), o deputado Antônio dos Santos (PSC), sugeriu hoje, 27, na Assembleia Legislativa, a presença de médicos na área de oncologia para discutir o aumento da ocorrência de casos de câncer registrada em de Simão Dias. A comunidade atribui o problema à instalação de antena de telefonia móvel. Para o deputado, a questão saúde é um assunto preocupante e que o caso do município deve ser investigado.
Matos em Brasília
O vereador Matos está em Brasília visitando parlamentares em busca de recursos com o objetivo de construir uma grande avenida interligando a Visconde de Maracaju e a Maranhão. A obra, indiscutivelmente, terá grande repercussão para uma melhor fluidez do trânsito na cidade por ser responsável pela ligação das duas principais artérias da zona norte de Aracaju. O projeto encontrou boa receptividade dos deputados federais e senadores.
Segunda-feira, dia 26 de outubro
Para Mendonça, na campanha de Serra, Albano estará em 2º plano
Na manhã de hoje, dia 26, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) considerou que em Sergipe na campanha do candidato da oposição, à Presidência, José Serra (governador de São Paulo) o deputado federal Albano Franco, apesar de também ser tucano, estará em segundo plano. De acordo com Mendonça, já há previsões de que isso realmente acontecerá. "João (DEM) é certamente mais importante para campanha de Serra que Albano. E eu acho que João será o coordenador da campanha de José Serra aqui. Porque João Alves e José Serra estão muito afinados. Nas oportunidades que eu tive de conversa com Serra, ele detalhou muitas coisas da vida de João que demonstraram um grande apreço", comentou Mendonça em entrevista a Gilmar Carvalho na Rádio Ilha FM.
No governo ou na oposição?
Segundo Mendonça Prado, enquanto Albano Franco não decide se está com o governo ou com a oposição, o ex-govermador João Alves se demonstra o líder dos opositores em Sergipe e, com isso, dá motivos para Serra observar nele um pódio para sua campanha. "Serra é o candidato da oposição. E Dr. Albano apesar do prestígio, ninguém sabe nem onde ele está. Não se sabe se ele está no governo ou na oposição. Para mim, ele está é em cima do muro. Nem ele mesmo sabe onde está".
Sem paciência
O deputado Mendonça confessou ainda que não tem paciência para compreender a morosidade de Albano para se decidir e afirmou: "Eu prefiro viajar para a China do que discutir política com Albano".
João precisa de Albano?
Mesmo observando esses defeitos, Mendonça não nega a importância do líder do PSDB sergipano, Albano Franco, para a candidatura de João Alves ao governo do Estado em 2010, seja contribuindo com prestígio - já que Albano é destaque nas pesquisas para o Senado -, ou com o tempo do partido em programas eleitorais na TV. "Eu não posso fazer essa avaliação. O que sei é que todos podem contribuir de alguma forma com algum candidato", contorna Mendonça.
Caderno Política no ClickSergipe