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Usuários de postos reclamam de sistema

29/10/2009

Marcação de exames e consultas demoram dias por conta das constantes quedas do novo sistema implantado pela SMS

Nos postos de saúde de Aracaju a cena de usuários revoltados tem se repetido diariamente. A queixa de todos eles é com a demora do novo sistema, que diariamente sai do ar dificultando a marcação de exames e consultas. “Hoje já é o terceiro dia que venho aqui e ainda não consegui fazer a marcação de um exame”, declara a dona de casa Célia Maria. “Tem dias que venho pela manhã e pela tarde e o sistema nunca funciona”, ressalta.

O sistema do qual a dona de casa se queixa é o chamado Sistema de Regulação (SISREG III), que foi implantado nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju neste mês de outubro. Na opinião dela, e de outros usuários, o antigo
Célia conta que é a terceira vez que vai ao posto tentar uma marcação 
sistema era melhor. “Minha sugestão é que tirem essas máquinas modernas e coloquem o que era antes”, afirma.

Até mesmo funcionários se queixam do novo sistema, que constantemente sai do ar. “Quando a gente questiona dizem que é sempre temporário, e a gente fica sem poder fazer nada”, declara um funcionário que preferiu não se identificar. O usuário Evandro Ribeiro é mais um dos que sofrem diariamente na tentativa de fazer uma marcação de exame. “Como é que tiram uma coisa que estava funcionando para colocar outra que não funciona?”, questiona.

Compreensão

De acordo com a assessora de comunicação da Secretaria Municipal de saúde (SMS), Déa Jacobina, a mudança no sistema é um avanço grande. “Este é um sistema gratuito do Ministério da Saúde que está sendo implantado em mais de dois mil municípios no país e Aracaju tem se destacado como a oitava cidade com melhor desempenho em número de marcação de consultas”, explica.

Ela afirma que é preciso compreensão por parte da população e dos servidores, pois toda mudança passa por um processo de adaptação. Ainda segundo Déa, o sistema antigo não atendia mais as necessidades dos usuários.

Fonte: Infonet - Carla Sousa


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