Não é rentável manter um site apenas para estar na rede é preciso explorar as potencialida
Os negócios na web em especial a propaganda online tem crescido vertiginosamente. Somente este ano a projeção de analistas da Internet Advertising Bureau Brasil -IAB, é que a mídia brasileira receba investimentos de R$ 1 bilhão e tenha uma participação de 4,2% do total dos gastos com publicidade no país. Isso prova que hoje as empresas que mantém seus sites na Internet apenas como ‘cartões de visitas virtuais’, estão perdendo tempo e dinheiro, neste importante filão dos negócios online.
Essa projeção supera os números atingidos no ano passado, onde a participação da Internet no bolo publicitário foi de 3,5% somando um volume de investimentos de R$ 760 milhões. Os números incluem dados do comércio eletrônico e links patrocinados – neste último caso, sem contemplar os dados do Google, que possui a maior participação nesse mercado, mas não divulga seus dados, o que significa que poderíamos acrescentar outros zeros nesta conta. O levantamento realizado pelo IAB envolve os 95 associados ao órgão, os quais somam mais de 08% do mercado publicitário do país.
Quem não gostaria de aumentar o volume de vendas? Estreitar o relacionamento cliente-empresa e com isso gerar ainda mais lucros? A solução pode estar mais próxima do que se imagina, além de custar bem menos do que se pensa. Investir em publicidade online está mais do que provado que é um bom negócio, além de dar maior visibilidade à empresa e ao produto, diminui a distância entre o público alvo e consumo.
De acordo com o publicitário, Cleon Menezes, muitas empresas não sabem explorar o potencial que o mercado online tem a oferecer, “A Internet proporciona uma série de possibilidades, e hoje é muito raro uma empresa não ter o seu site na rede. No entanto, o que ocorre é que boa parte delas não sabe como explorar essa importante ferramenta para gerar lucros, fidelizar clientes, diminuir ou extinguir a distância entre cliente e produto. Em muitos casos o site é apenas um cartão de visitas online, ou seja, a empresa está na grande rede, mas o site apresenta apenas por exemplo, uma foto da fachada, o no me da empresa, endereço, telefone, quem somos. Não há nenhum tipo de interatividade com o cliente, é estático e isso não atrai acessos e também não estreita o relacionamento com o público alvo”, destaca.
Segundo Cleon, o desconhecimento do meio e das ferramentas, é outro fator prejudicial e que compromete o investimento em publicidade online, “Quando trabalhamos uma campanha para o cliente já incluímos um percentual destinado à Internet, pois atualmente não podemos investir apenas nos meios convencionais, como a TV, o rádio ou impresso. Mas, para alguns clientes até por desconhecimento ou falta de orientação, a Internet é encarada ainda com desconfiança, eles relutam muito para investir no setor que em muitos casos a depender do produto e do público, pode gerar um retorno mais expressivo do que nos meios convencionais. Isso é uma realidade que nós enquanto publicitários temos que transformar, já que hoje não bastar estar na Internet através de um site próprio, é preciso ampliar o campo e se fazer visto em outros sites e portais através da publicidade, ou seja, trazendo assim o público externo para navegar e conhecer os produtos e serviços”, revela.
“Investir em publicidade online é preciso, não se pode ignorar uma mídia em constante crescimento, que se desenvolve de uma maneira rápida e proporciona com isso, uma série de possibilidades de ferramentas para que cada campanha seja trabalhada de maneira diferenciada. A depender do produto, serviço e até ação institucional, podemos criar peças diferenciadas utilizando vídeos, animações e outros, neste veículo multimídia, e que terão maior visibilidade e interatividade com o público muito maior do que em um só formato como nos meios tradicionais. Além é claro, de termos como realizar a medição da campanha e apresentar ao cliente como e quantas vezes ele foi visto. O retorno deste investimento é garantido, basta saber explorar tudo o que o mercado online tem a oferecer”, ressalta o publicitário.
Fonte: SN1 - Denise Gomes, de Aracaju
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