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Você sabe como medir os acessos de seu site?

30/10/2009

Para expandir os negócios na Internet é preciso ter números precisos ao seu alcance

Os negócios na Internet não diferem muito dos negócios no mundo concreto e isso é fato. A evolução tecnológica impulsionou também a expansão dos negócios virtuais, já que hoje é muito raro uma empresa não ter ou expor seus produtos e serviços através de sites próprios, bem como em ferramentas de relacionamento como o Twitter, Facebook, Orkut, entre outros. E para que os negócios também fluam no mundo virtual é preciso ter ferramentas adequadas para medir acessos, o perfil dos visitantes e de onde eles vêm. Isso é essencial para acompanhar o que ocorre no dia a dia e assim tomar decisões.

Você está preparado para uma crítica on-line de seu cliente? E para oferecer-lhe um produto segmentado, absolutamente de acordo com sua a necessidade?  Mas, como medir este mundo novo? Como saber quem, quando e por quanto tempo fica on-line e proporciona a tão almejada audiência? Para isso existe a webmétrica, o novo guru de nove entre dez profissionais de comunicação, TI, telecom, gestão corporativa e um longo etc.

O analista de sistemas para Internet, Alexandre Viana, esclarece alguns pontos importantes de como utilizar as ferramentas certas e assim utilizar a webmétrica a seu favor no mundo virtual corporativo.

“A medição de acessos hoje além de medir a quantidade de visitas, páginas vistas, etc., está muito mais ligada a avaliar o comportamento dos usuários de um site. A empresa pode saber, por exemplo, que o seu cliente está mais interessado em um determinado produto, a partir de análises das estatísticas de visitação, e dai direcionar a força de vendas para este produto”, revela.

“Infelizmente no mercado, algumas empresa usam esses números de maneira equivocada, fazendo que haja uma pequena confusão. Utilizar o termo “acesso” puro e simplesmente, pode não ser o mais correto. Porque o "acesso" pode ser tanto um ‘pageview’ (páginas vistas durante a navegação) quanto um visitante único. Deixar a decisão do que é o "acesso" para o cliente realmente não é a melhor opção”, destaca.

Veja abaixo um pequeno dicionário de termos:

Visit ou Session - Visita ou Sessão: Uma série dos pedidos do mesmo cliente excepcionalmente identificado com um intervalo de timeout. Uma visita espera-se conter batidas múltiplas (na análise do registro) e vistas da página.

First Visit ou First Session: Primeira visita ou primeira seção. Usuários que nunca entraram antes no site e estão entrando agora. É interessante pois podemos verificar quando o site estiver a algum tempo no ar, quem "novo" acessou o site.

Visitor / Unique Visitor / Unique User: Visitante / Visitante Original / Usuário Original - O cliente excepcionalmente identificado que gera pedidos no web server (análise do registro) ou que vê páginas, dentro de um período de tempo definido (isto é dia, semana ou mês). Um visitante original conta uma vez dentro do timescale. Um visitante pode fazer visitas múltiplas.

Repeat Visitor: Visita Repetida – Um visitante que já fez pelo menos uma visita. O período entre a última e visita atual é chamado "recency" do visitante e medido nos dias.

New Visitor: Novo visitante – Visitante que ainda não fez nenhuma visita. Esta definição cria uma determinada quantidade de confusão e é substituída às vezes com análise de primeiras visitas.

Impression: Impressão – Uma Impressão é quando um anúncio aparece na tela. Quando você vê um banner é uma impressão.

Bounce Rate: A porcentagem das visitas onde o visitante entra e sai na mesma página sem visitar nenhumas outras páginas no local.

Hit:  Tem a ver com quantos arquivos são acessados toda vez que digitamos um site. Exemplo: Site da Livraria Cultura, sendo que na tela que se abre encontram-se muitos arquivos, a capa do livro que está sendo anunciado na primeira página, o carrinho de compras, etc.

Page view: Conta por visitas. Não interessa quantos arquivos/imagens foram acessados. Tudo vale como 1 Page view.

Visit ou Session: Quantas visualizações e como as pessoas se comportaram, bem como o tempo que os visitantes permanceram no seu site. Depende muito do tipo de conteúdo que seu site oferece. É possível através desta ferramenta fazer uma média.

Ferramentas:

Hoje em dia existem muitas ferramentas de medição, a mais famosa (e gratuita) é o Google Analytics (www.google.com/analytics)

Existe também outras, um exemplo é a GetClicky (http://www.getclicky.com), e o SiteMeter (http://www.sitemeter.com/)

Outros: http://www.woopra.com , http://www.chartbeat.com/, http://piwik.org/, http://www.statcounter.com/

Existem também alguns modelos pagos, como WebTrends e Ibope, mas, os gratuitos não são menos confiáveis e as vezes possuem muito mais recursos do que os pagos.

Fonte: SN1 - Denise Gomes, de Aracaju


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