Agricultores de Sergipe estão entusiasmados com a colheita da safra de milho. A produtividade superou as expectativas.
O município de Carira, no sertão de Sergipe é o maior produtor de milho do Estado. De outubro a janeiro, época de colheita, é tempo de muito trabalho.
O agricultor Claudiomiro de Souza está satisfeito. Dos cinco hectares plantados espera colher 4,5 toneladas, o dobro do que conseguiu no ano passado. “O resultado é fantástico. A gente olha, vê tudo feito. É o nosso trabalho sendo compensado e gratificado”, disse.
No município, foram plantados 35 mil hectares. São 35% a mais que a área plantada em 2008. “Nós estamos fazendo uma média de produtividade de 75 a 80 sacos por hectare”, explicou o agricultor Daniel Tavares da Silva.
A chuva ajudou e os produtores investiram mais na lavoura. O resultado é uma safra como não se via há mais de dez anos no município. Devem ser colhidas 180 mil toneladas de milho.
Além disso, os agricultores investiram em sementes de boa qualidade e melhoraram os cuidados com o solo. A safra é 20% maior em relação ao ano passado.
O seu Daniel plantou 25 hectares de milho. Ele investiu na adubação e está otimista. Deve colher 120 toneladas. “A gente foi procurando para saber que tem que readubar o milho”, disse.
Mas com a maior oferta do grão no mercado o preço da saca de 60 quilos não está tão atrativo. O preço médio do produto no município é de R$ 15,00. Para ter lucro os agricultores esperam vender a saca por R$ 19,00.
Fonte: Informações Rural
Caderno Cotidiano no ClickSergipe