O deputado estadual Wanderlê Correia (PTB), assumiu a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (04), para falar sobre a matéria publicada na edição desta quarta-feira, do jornal O Dia. O conteúdo da reportagem trata sobre energia nuclear, e informa que o deputado federal Albano Franco diz que é hora de mobilização para usina nuclear. No final, a matéria traz ainda que nenhum governador nordestino, por mais preconceituoso que seja, quanto à usina nuclear, não poderá desprezar este processo.
“Preconceituoso é quem acha que ser contra a energia nuclear é ser preconceituoso. O maior preconceito é exatamente esse, porque não só eu sou contrário à energia nuclear, mas também grandes cientistas e a própria opinião mundial é dividida sobre este assunto, porque não se trata de uma questão tão simples quanto quer fazer parecer aqueles são a favor da energia nuclear”, defendeu Wanderlê.
Wanderlê citou um trecho de uma matéria publicada jornal Correio de Sergipe, do dia 21 de setembro deste ano, sob o tema: “Máfia transforma mar em depósito de lixo tóxico”. O deputado disse que a reportagem foi realizada a partir da denúncia de um ex-membro da facção criminosa italiana, e leu que “a descoberta é também um primeiro passo que pode levar a outras surpresas desagradáveis: o Cunsky, uma das 32 embarcações afundadas pela máfia no Mediterrâneo, levava a bordo produtos tóxicos como o tório 234, o plutônio e o sulfato de amônia”. A matéria ainda informa que a máfia italiana transportou milhares de barris radioativos para a África.
Com essa matéria do Correio, o deputado estadual ressaltou que não há um lugar seguro para ser despejado o lixo nuclear. “Essa questão tem que ser abordada não meramente pelo lado econômico. A vida não tem preço. Precisa-se de maior discussão sobre esta questão da retomada do projeto nuclear brasileiro e a possibilidade de termos aqui em Sergipe duas usinas nucleares à margem do nosso rio São Francisco, que abastece 80% da população sergipana”, finalizou Wanderlê.
Fonte: Faxaju
Caderno Cotidiano no ClickSergipe