Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Governos do Sergipe e Bahia podem adotar o sistema mato-grossense Fiplan

20/2/2009

Premiado como inovação tecnológica pelo Finep, o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan) se torna agora referência nacional. Após a concessão de uso do sistema ao Estado de Roraima (RR), em outubro de 2008, o Governo de Mato Grosso está em fase avançada de negociação com os Estados de Sergipe (SE), e Bahia (BA).

Representantes dos Governos dos dois Estados nordestinos têm visitado o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), para conhecer a ferramenta e discutir sobre a concessão. Esta semana técnicos em tecnologia da informação da Secretaria de Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE), vieram analisar o sistema e desenvolver o cronograma de implementação.

De acordo com Cláudio Silva, assessor especial da Sefaz/SE, o objetivo do Governo de Sergipe é ter o Fiplan funcionando em janeiro de 2010, e todos estão trabalhando para isso. “Esta implantação irá nos possibilitar uma gestão de maior transparência, iremos modernizar e integrar melhor ações de planejamento e orçamento e prestação de contas”, ressaltou Silva.

Segundo o diretor de Relacionamento com o Cliente do Cepromat, Cláudio Dias, a concessão aos Estados de BA e SE devem ser oficializadas em breve. “Estas negociações começaram ainda em 2008, já passamos pela fase inicial de conhecimento do sistema, estamos elaborando sua implementação. De agora em diante a finalização dos processos deve decorrer rapidamente”, afirmou Cláudio. Um novo encontro entre técnicos do Cepromat e das Secretarias de Planejamento de Mato Grosso e Sergipe já está marcado para a primeira quinzena de março.

Também visitaram recentemente o Cepromat os representantes do Governo da BA, que vieram aprofundar os conhecimentos sobre o processo de gestão suportado na ferramenta. Esta semana a equipe esteve na Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso (Seplan/MT), para analisar o sistema.

A previsão dos novos parceiros, é que em janeiro de 2010 o Fiplan já esteja implantado em RR, SE e BA, integrando perfeitamente as informações de cada administração estadual. Sobre o Fiplan Idealizado e desenvolvido pelas secretarias de Planejamento e de Fazenda e pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (CEPROMAT), o Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a este assunto. A segurança do sistema alcança um percentual de 95,2%, bem acima do recomendado pelas normas da segurança da informação, que é de 70%.

Futuramente, o Governo do Estado integrará ao Fiplan outros sistemas, como os de recursos humanos, aquisições e patrimônio, controle de transportes, passagens e diárias, imobiliário e gestão de contratos. O Governo de Mato Grosso estuda agora, a possibilidade de implantar a ferramenta nos 141 municípios do Estado, o que irá melhorar a interligação do Tribunal de Contas do Estado com as Prefeituras.

Da Assessoria

JORNAL DE CUIABÁ