Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Deso suspende rodízio de água no Carnaval

21/2/2009

Cândida Oliveira

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) anunciou ontem à noite que suspenderá temporariamente o esquema de rodízio neste período. Segundo a companhia, orodízio deverá ser retomado na quarta ou quinta-feira, dias 25 ou 26, a depender do nível de água do Rio Poxim.

A direção da Deso informou que a medida foi adotada em virtude de uma pequena recuperação do Rio Poxim, e considerando a reunião ocorrida no dia 19 de fevereiro com a promotora de Justiça Dra. Euza Missano, quando foi cogitada a possibilidade de suspensão do racionamento durante o período de carnaval.

Ontem, durante toda a manhã, a direção da Deso se reuniu com o governador Marcelo Déda, que cobrou providências urgentes para a normalização do sistema

Carros-pipas - Após o início do racionamento de água em Aracaju, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) comunicou ao Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE) a liberação de 10 carros-pipas.

Os veículos estarão disponíveis apenas para os casos de emergência, como as necessidades dos hospitais, unidades de saúde e comunidades em que a água pode não chegar nos dias corretos, pois a região está localizada em pontos altos da cidade.

De acordo com o assessor de comunicação da Deso, Fernando Fontes, ontem o abastecimento na capital sergipana transcorreu dentro da normalidade.

Sobre as chuvas que estão atingindo a cidade, o assessor comenta que o fluxo não atingiu a nascente do rio Poxim, responsável por boa parte do abastecimento em Aracaju. Se a chuva atingir a nascente e o quantitativo for suficiente, podemos parar com o sistema de rodízio, avisa.

ObrasFernando informou que o governador Marcelo Déda determinou urgência nas obras que estão sendo realizadas pelo Estado, com investimentos da ordem de R$ 420 milhões, para regularizar o abastecimento de água em todo o Estado e lançou um grande apelo para que a população colabore, economizando água.

O presidente da Deso, Max Montalvão, relatou os investimentos que estão sendo realizadas para melhorar o abastecimento de água. De acordo com ele, a Barragem do rio Poxim é uma das grandes obras que a companhia está construindo. A obra vai manter o nível máximo de água no rio Poxim, assegurando o abastecimento para a população e evitando o racionamento de água nos próximos anos. A conclusão da barragem do rio Poxim está prevista para setembro de 2010. A barragem terá capacidade para acumular cerca de 30 milhões de metros cúbicos de água.

JORNAL DO DIA