Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



João Alves não tem vocação para o legislativo

9/11/2009

Deputado acredita que possibilidade do democrata disputar uma cadeira no Senado é mínima

Faltando menos de um ano para as Eleições 2010, começam a esquentar as especulações sobre as formações das chapas para concorrer ao comando do Estado. O governador Marcelo Déda (PT) vai tentar a reeleição, o PSDB de Albano Franco pode indicar o vice para a chapa do DEM seguindo a aliança nacional ou optar por seguir um caminho independente lançando Ivan Leite para concorrer ao cargo majoritário. Nilson Lima (PPS) ex-secretário da Fazenda do Governo Déda também decidiu entrar nesta disputa que promete ser acirrada. O senador Almeida Lima (PMDB) ainda não se pronunciou, mas existe a possibilidade de anunciar uma candidatura surpresa. Duas novidades no pleito de 2010 são as chapas do PV (encabeçada por Anderson Gois) e PRTB que deve lançar Gugu Liberato como candidato.

Mas uma grande dúvida é o rumo do ex-governador João Alves Filho (DEM) que ainda não anunciou se vai disputar o Governo ou Senado. “Vou ser candidato ao cargo que o povo quiser”, desconversa.

De acordo com o deputado federal Mendonça Prado, a vontade do DEM é que João Alves Filho seja candidato ao seu quarto mandato. “João não tem vocação para o legislativo. Ele é um homem de muitas idéias administrativas, gosta de agir e tem o dom de ser líder. A prova de sua competência está nas ruas dos municípios sergipanos. É impossível não reconhecer a importância das obras realizadas em seus mandatos. É um nome conhecido e respeitado nacionalmente por seu trabalho e luta pelo Rio São Francisco”, garante.

O deputado José Carlos Machado já declarou que está pronto para concorrer ao Governo, caso João Alves escolha o Senado. “Machado é um grande nome do partido que também tem interesse em concorrer uma das duas vagas no Senado, mas nada está definido ainda, estamos aguardando uma posição do PSDM estadual para formar a chapa. Albano Franco ainda não decidiu para qual cargo pretende disputar. No início no próximo ano todas as alianças já estarão formadas”, explica.

Outra dúvida é o nome do vice da chapa do DEM. Caso o PSDB estadual decida seguir o caminho do partido nacional como aconteceu em 2006 (Albano Franco indicou Fabiano Oliveira para ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada por João Alves Filho), os tucanos devem indicar o candidato para formar a chapa majoritária. Um dos possíveis nomes é o do atual prefeito de Estância, Ivan Leite, mas em se tratando de alianças políticas, tudo é possível. “Quem sabe o vice da chapa do DEM em 2010 seja um atual forte aliado do Governador Marcelo Déda?”, despista Mendonça Prado, confirmando uma recente declaração de João. “Tenho recebido frequentes visitas de aliados de Deda”, adiantou.

Fonte: SN1 - Fredson Navarro, de Aracaju