Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Concurso da Saúde será realizado dia 1º de março

23/2/2009

Os inscritos no concurso público para as Fundações Estatais de Saúde que ainda não consultaram os locais e horários de prova devem se antecipar, pois a seleção acontecerá logo após o período de carnaval, no domingo, 1º de março. As informações estão disponíveis nos sites das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Administração (Sead) e também na página eletrônica do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), instituição responsável pela realização do concurso.

Conforme consta nos três editais publicados, são de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado. O Cespe poderá enviar, como complemento, comunicação pessoal dirigida ao candidato, por e-mail ou pelos Correios, com base nos dados passados no ato de inscrição. Porém, isso não desobriga o inscrito do dever de consultar as informações divulgadas nos sites indicados.

O concurso abriu 2.978 vagas distribuídas nas três Fundações Estatais de Saúde criadas no ano passado pelo Governo de Sergipe: Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Fundação Parreiras Horta (FPH). A maior oferta compreende a FHS - 2.761 vagas -, que consequentemente registrou o maior número de inscrições: 28.053. Para a Fundação Parreiras Horta foram abertas 114 vagas e para a Funesa, 103. Ao todo, o concurso teve mais de 32 mil inscritos. Confira a concorrência.

As provas acontecerão às 14h para todos os cargos, exceto enfermeiro e médico emergencista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), ambos ligados à Fundação Hospitalar e com exames marcados para as 8h. Além dos cinco municípios sergipanos definidos como locais de prova - Aracaju, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá -, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo também vão sediar a aplicação dos exames, mas não para todos os cargos.

"O objetivo é recrutar médicos especialistas e mestres em Saúde Pública, facilitando a participação daqueles que estão em processo de formação na região Sudeste", explica o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho. Sergipe, assim como outros estados do Nordeste, carece de profissionais em determinadas especialidades pelo fato de não oferecer formação nas respectivas áreas. "Para se ter uma idéia, os campi da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista e em Ribeirão Preto formam mais especialistas que todo o Norte e Nordeste", acrescenta.

As provas no Rio de Janeiro e em São Paulo são para os cargos de especialista educacional e especialista em Política e Educação em Saúde, ambos ofertados pela Funesa; e todos da área de atuação médica das fundações Hospitalar e Parreiras Horta. No Rio, os exames acontecerão na Escola de Biologia da Universidade Federal (UniRio) e em São Paulo, na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Os horários são os mesmos das provas aplicadas em Sergipe: às 8h ou às 14h.
 
NE NOTÍCIAS