Mendonça vota a favor do plano de carreira para agentes de saúde
11/11/2009
A Comissão especial aprovou na tarde de hoje, por unanimidade, o parecer da relatora, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que estabelece plano de carreira para agentes de saúde e combate a endemias. O deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) foi um dos que votaram a favor.
Segundo Mendonça Prado, a definição de um piso salarial no valor de dois salários mínimos, que estava prevista no parecer da relatora, foi deixada para ser estabelecida posteriormente, por meio de projeto de lei complementar.
A reunião contou com a presença de cerca de 800 agentes de saúde de todo o Brasil. De Sergipe vieram cerca de 60 agentes, entre eles a diretoria do Sindicato da categoria, o Sindacs. “Nós agradecemos aos deputados membros da comissão pela responsabilidade e o respeito aos agentes de saúde. Hoje conseguimos mais uma vitória”, afirmou o presidente da entidade, Júlio César Santos.
Recursos exclusivos
O texto aprovado estabelece a garantia de que os recursos da União destinados aos agentes públicos de saúde sejam exclusivos para o pagamento dessa categoria, e não seja mais usado pelas prefeituras para outros fins.
Antes da votação, a relatora conseguiu o comprometimento do líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), e de outros líderes partidários para que, na próxima reunião de líderes, prevista para a terça-feira (17), seja definida uma data para que a PEC seja votada pelo Plenário.