Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



CASO DE DENGUE HEMORRÁGICA EM SERGIPE. CHUVAS E RODÍZIO DEIXAM ESTADO EM ALERTA

25/2/2009

Primeiro caso de dengue hemorrágica acontece em Sergipe. O garoto de um ano, de nome David, nascido no povoado Jenipapo, em Lagarto, foi internado segunda-feira de carnaval no hospital daquele município com febre alto e pondo pelo nariz uma secreção com um pouco de sangue.

No mesmo dia foi transferido imediatamente para o Hospital João Alves Filho, onde se detectou a dengue hemorragia. O garoto está na UTI do hospital e a família não pode acompanhá-lo. Já foram contados oito casos de dengue no Estado, sem óbito. O secretário da Saúde, Rogério Carvalho (PT), ainda não tinha conhecimento do fato. Disse ao portal Faxaju Online que hoje deverá se informar e falará sobre o assunto.

Em alerta – Sergipe é um estado vulnerável à dengue e há necessidade de muito cuidado. O rodízio de água, que leva as pessoas a acumularem o produto em reservatórios, e as chuvas passageiras que caíram no período de carnaval, deixam o governo de Sergipe em alerta.

A gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, diz que as famílias devem prevenir a doença, evitando acumular água em garrafas, pneus, vasos de plantas e caixas d´água, entre outros objetos. Precisamos ter a população como parceira no combate à dengue. Do contrário, iremos perder a batalha para o mosquito [transmissor da doença], afirma.

Sidney lembra que as prefeituras têm a responsabilidade e a competência de detectar e destruir os criadouros do Aedes aegypti e combater o mosquito na fase adulta. “Tudo que fizemos até agora pode não valer de nada se houver interrupção dessas ações, porque aqueles locais que antes não continham água, agora estão sendo molhados pela chuva e podem se transformar em criadouros”, explicou.
Dos 600 agentes de endemias contratados pelo estado, 150 formam a brigada itinerante, que percorre os municípios intensificando o combate ao mosquito. Segundo nota publicada pelo governo sergipano, a Secretaria de Saúde já fez trabalho de prevenção nos municípios de Monte Alegre de Sergipe, Pinhão, Laranjeiras, Porto da Folha, Riachuelo, Pirambu, Tobias Barreto, Simão Dias, Brejo Grande, Amparo de São Francisco, Santana do São Francisco e Aracaju.

FAX AJU