Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Polícia Civil : Polícia Civil distribui 160 coletes balísticos para as delegacias do interior

25/2/2009

Polícia Civil : Polícia Civil distribui 160 coletes balísticos para as delegacias do interior

A Polícia Civil de Sergipe, através do Departamento de Fiscalização, Armas e Explosivos (DFAE), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), deu início na manhã desta quinta-feira, dia 19, à distribuição de 160 coletes balísticos para as delegacias do interior do Estado. A distribuição tem como objetivo adequar os equipamentos de proteção individual às mais rígidas normas de segurança e aumentar a proteção individual dos policiais em serviço.

A distribuição dos equipamentos de proteção individual foi feita de acordo com as necessidades de cada unidade, de modo que nenhuma delegacia do Estado poderá ficar sem coletes ou com coletes vencidos. Para distribuir os novos coletes, estão sendo recolhidos mais de 70 coletes vencidos das delegacias do interior.

Pela distribuição da Superintendência de Polícia Civil, 28 coletes serão enviados para a região policial de Itabaiana, 19 para a região de Nossa Senhora da Glória, 18 para as delegacias da Região de Lagarto, 31 para serem distribuídos nas delegacias componentes da região de Nossa Senhora de Dores, 36 para a região de Propriá e 28 para as delegacias da região de Estância.

Os novos equipamentos vão proteger os policiais até dezembro de 2013, prazo de validade dos coletes, deixando todas as unidades da Polícia Civil no interior do Estado com coletes dentro dos padrões de segurança adequados. Serão ainda distribuídos 40 coletes novos em delegacias da capital, totalizando mais 200 coletes para a Polícia Civil.

De acordo com o Superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, os investimentos na aquisição de armas, munições, viaturas e equipamentos de proteção individual estão proporcionando aos policiais civis meios adequados para execução dos trabalhos investigativos. “As delegacias do interior do Estado estavam sem coletes em condição de uso, e em alguns casos nem coletes existiam para proteger os policiais. Com essas e outras aquisições que ocorrerão, todas as delegacias em breve estarão providas dos equipamentos adequados para os trabalhos operacionais e investigativos”, afirmou Gilberto.

Segundo Katarina Feitoza, Diretora da Coordenadoria das Delegacias do Interior, “com a distribuição desses e de outros equipamentos, os policiais lotados nas delegacias do interior terão mais segurança no desempenho das atividades. Ainda não é a situação ideal, mas podemos afirmar que chegamos a um quantitativo adequado, com 270 coletes válidos distribuídos no interior”. 

A delegada Regional e a delegada da Mulher de Estância, Aliete Melo e Anneclay Araújo, respectivamente, estiveram na manhã de hoje no DFAE para entregar os coletes vencidos e levar os novos equipamentos. Atentas, escolheram coletes de tamanhos diferentes pensando no biotipo de cada policial que compõe as equipes de investigação na região de Estância. "Esse equipamento de proteção individual é imprescindível ao trabalho policial e contribui para executarmos nossos serviços com mais segurança", afirmou Aliete.

Nesta quinta-feira, o delegado regional de Lagarto, Marcelo Hercos também recebeu os novos equipamentos e devolveu os coletes velhos. O interesse da Polícia Civil é prover rapidamente todas as delegacias com coletes para oferecer mais segurança aos policiais, o que refletirá na qualidade do serviço prestado à população

 

Segundo o diretor do DFAE, delegado Jocélio Fróes, nos dois últimos anos, o Governo de Sergipe investiu maciçamente na área de segurança pública, permitindo, dessa maneira, a implantação de uma modernização inédita nas forças policiais. Conforme dados do DFAE, somente para a Polícia Civil, foram adquiridas 774 pistolas, 10 carabinas ponto 30, carabinas 5,56, mais de 30 mil munições, 500 algemas, entre outros equipamentos.

FONTE: SSP/SE